A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) reforçou a partir do dia 15 de Dezembro, medidas de prevenção da transmissão de infeções respiratórias, no âmbito do Plano de Contingência – Módulo de Inverno.

Em comunicado, a unidade local de saúde informa que passa a ser obrigatório o uso de máscara por utentes, acompanhantes e profissionais em todos os espaços de prestação de cuidados de saúde da ULS Lezíria, incluindo o Hospital e as unidades de Cuidados de Saúde Primários.

A presente medida visa reduzir a transmissão de vírus respiratórios e “reforçar a proteção dos doentes, dos profissionais de saúde e da comunidade em geral”, lê-se na nota informativa.

Para além do uso de máscara, a ULS Lezíria relembra a “importância do cumprimento das regras de etiqueta respiratória”, nomeadamente: Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, preferencialmente com lenço de papel ou com o antebraço; Colocar o lenço usado no lixo; Realizar a higiene frequente das mãos; Evitar tocar no rosto com as mãos.

A ULS Lezíria recomenda também que a população traga consigo uma máscara sempre que se desloque às unidades de saúde, sendo o cumprimento destas medidas “essencial” para promover a saúde coletiva e minimizar o risco de transmissão no interior das instituições.

Além disso, a unidade local de saúde apela ainda à população que, antes de recorrer aos serviços de urgência, contacte o SNS 24 – 808 24 24 24, privilegiando sempre que possível os cuidados de saúde primários, incluindo o Serviço de Atendimento Complementar e os Centros de Saúde.

A situação será monitorizada diariamente pela ULS Lezíria, sendo as medidas “ajustadas sempre que necessário”.

Leia também...

Misericórdias querem alargar projecto para prestação de cuidados a utentes sem médico

As Misericórdias Portuguesas estão em negociações para alargar a mais localidades o projecto “Bata Branca”, para prestação de cuidados de saúde à população sem…

Prof. Henrique Lopes dá conferência no Rotary Clube de Santarém

O Rotary Clube de Santarém promove a 18 de Julho, próxima terça-feira, a partir das 19h00, no Santarém Hotel, uma palestra com jantar, subordinada…

Autarquia realizou mais de quatro mil testes à Covid-19 no Natal e Ano Novo

Foram detectados 138 casos positivos.

Unidade de cancro da mama do Hospital de Santarém certificada como centro de referência

A Unidade de Senologia do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital de Santarém viu renovada a sua certificação como membro e centro de referência pela…