O equipamento, no valor de 1,3 milhões de euros, foi apresentado no auditório do Hospital Distrital de Santarém e pretende melhorar a qualidade e rapidez do diagnóstico, bem como a eficiência clínica.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS), integrado na Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), inaugurou hoje um novo equipamento de tomografia computorizada (TC), num investimento de cerca de 1,3 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A aquisição insere-se no programa “Modernização Tecnológica dos Hospitais do SNS” e reforça a capacidade de diagnóstico da ULS, permitindo exames com maior rapidez, precisão e segurança.
“Este novo equipamento traduz um salto qualitativo. Garante maior celeridade, melhor qualidade e mais segurança, com menor dose de radiação para os doentes”, afirmou Pedro Marques, presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, sublinhando que, em 2023, foram realizados cerca de 35 mil exames.
O novo equipamento faz parte de um plano mais amplo de modernização da ULS Lezíria, que prevê um total de 16 milhões de euros de investimento através do PRR, até junho de 2026. Entre os projetos em curso estão a ampliação e requalificação do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, em especial do serviço ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência, a remodelação de vários pisos de internamento, a criação de uma Unidade de Cuidados Intermédios de Medicina Interna (UCIMI) e a aquisição de equipamentos hospitalares de tecnologia avançada.
“Este esforço reflete a ambição de reforçar a capacidade assistencial, promover a inovação e garantir melhores cuidados de saúde à população”, acrescentou Pedro Marques.
Ao intervir, Inês Pereira, diretora do Serviço de Imagiologia, destacou as vantagens clínicas do novo equipamento.
“Fornece imagens espectrais de alta qualidade, reduz o número de exames necessários, melhora a precisão diagnóstica e o conforto dos utentes. Garante ainda maior segurança e fiabilidade em todas as áreas clínicas, desde os exames cardíacos à radiologia de emergência e ao diagnóstico oncológico”, enumerou.
Já Carlos Galamba, vice-presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), destacou o impacto estratégico do investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“Mais do que tecnologia de ponta, este investimento representa um compromisso renovado com a qualidade dos cuidados, a equidade no acesso ao diagnóstico e a valorização dos profissionais que, diariamente, se dedicam ao serviço público. É também uma demonstração clara do compromisso do PRR com o fortalecimento do SNS”, realça.
A cerimónia decorreu no Auditório do HDS, com a presença do Conselho de Administração da ULS Lezíria. Estiveram também presentes o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, o presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, os deputados eleitos pelo círculo de Santarém — Inês Barroso, Isaura Morais, Ricardo Carlos, Pedro Correia e Hugo Costa —, o presidente do Instituto Politécnico de Santarém, João Miguel Moutão, a diretora da Escola Superior de Saúde, Hélia Dias, e Miguel Castanho, membro do Conselho Consultivo do HDS.
O evento incluiu ainda uma visita ao espaço onde o novo equipamento está instalado, permitindo aos presentes conhecer de perto a tecnologia agora ao serviço da população.
*Leia a notícia completa na edição impressa de 15 de Agosto