A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) e a Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento (SCME) formalizaram esta quarta-feira, dia 29 de janeiro, a assinatura de um protocolo de cooperação que leva à abertura do primeiro Centro de Atendimento Clínico (CAC) da região do Médio Tejo a 1 de fevereiro. Esta é uma iniciativa que resulta da parceria entre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o setor social, visando aliviar a pressão sobre os serviços de urgência hospitalares.

Este novo modelo de atendimento resulta da aplicação prática das diretrizes do Plano de Emergência e Transformação da Saúde. Surge como uma solução inovadora para aliviar a pressão sobre as urgências hospitalares, concretamente dos casos com menor gravidade clínica, e proporciona cuidados de saúde num curto espaço de tempo.

O CAC do Médio Tejo vai estar instalado nas instalações da SCME e vai disponibilizar vinte atendimentos diários a utentes com necessidades de saúde não urgentes ou pouco urgentes, referenciados através da linha SNS 24 (808 24 24 24). A nível regional esta iniciativa representa um marco diferenciador na forma como os cuidados de saúde são prestados junto da população, numa lógica de proximidade.

O CAC prestará cuidados de qualidade – médicos e de meios de diagnóstico – através de uma equipa multidisciplinar, com o cunho e a experiência da SCME. Vai ter um horário de funcionamento das 08h às 20h e os utentes poderão ser encaminhados para o centro através da linha SNS 24.

Com este novo modelo de atendimento, a ULS Médio Tejo e a SCME reafirmam o seu compromisso em garantir uma saúde de qualidade para a região do Médio Tejo. Recorde-se que, em novembro de 2023, ambas as instituições formalizaram a contratualização de cerca de 80 cirurgias da especialidade de Ortopedia, com o objetivo de reduzir as listas e tempo de espera cirúrgicas da região, estando também protocoladas camas de internamento de retaguarda.

Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, destaca a importância deste projeto: “Os casos de doença aguda não urgente ou pouco urgente precisam de uma resposta célere que não passa pelas urgências hospitalares. Com a abertura deste CAC, estamos a dar uma resposta concreta às necessidades da população, oferecendo um serviço que é eficiente e humanizado. Casimiro Ramos realça: É com grande satisfação que fechamos esta parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, demonstrando o compromisso de todos em construir um SNS mais forte e resiliente, e mais próximo dos cidadãos. Esta parceria é um exemplo de como a cooperação entre o setor público e o setor social pode gerar resultados positivos para a população. Investir em Saúde é investir no futuro”, conclui o responsável.

Leia também...

A maior Feira do Concelho da Chamusca está de volta

A maior feira do Concelho da Chamusca está a chegar. A Semana da Ascensão’23 decorre este ano de 13 a 21 de Maio e…

Azambuja prolonga isenções de rendas e de taxas municipais

A Câmara Municipal da Azambuja aprovou o prolongamento de medidas de apoio no âmbito da pandemia de covid-19, nomeadamente a isenção do pagamento de…

Gala do Correio do Ribatejo celebrou memória, causas e dedicação à região

á gestos que se tornam maiores do que os próprios actos. Gestos que, quando repetidos com verdade e coerência ao longo do tempo, se…

Casa de Carlos Guedes de Amorim foi palco de “ajuste de contas” entre o fado e a arquitectura

O arquitecto escalabitano Carlos Guedes de Amorim abriu as portas de sua casa, na noite desta segunda-feira, dia 18 de Junho, para fazer, segundo…