A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) e a Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento (SCME) formalizaram esta quarta-feira, dia 29 de janeiro, a assinatura de um protocolo de cooperação que leva à abertura do primeiro Centro de Atendimento Clínico (CAC) da região do Médio Tejo a 1 de fevereiro. Esta é uma iniciativa que resulta da parceria entre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o setor social, visando aliviar a pressão sobre os serviços de urgência hospitalares.

Este novo modelo de atendimento resulta da aplicação prática das diretrizes do Plano de Emergência e Transformação da Saúde. Surge como uma solução inovadora para aliviar a pressão sobre as urgências hospitalares, concretamente dos casos com menor gravidade clínica, e proporciona cuidados de saúde num curto espaço de tempo.

O CAC do Médio Tejo vai estar instalado nas instalações da SCME e vai disponibilizar vinte atendimentos diários a utentes com necessidades de saúde não urgentes ou pouco urgentes, referenciados através da linha SNS 24 (808 24 24 24). A nível regional esta iniciativa representa um marco diferenciador na forma como os cuidados de saúde são prestados junto da população, numa lógica de proximidade.

O CAC prestará cuidados de qualidade – médicos e de meios de diagnóstico – através de uma equipa multidisciplinar, com o cunho e a experiência da SCME. Vai ter um horário de funcionamento das 08h às 20h e os utentes poderão ser encaminhados para o centro através da linha SNS 24.

Com este novo modelo de atendimento, a ULS Médio Tejo e a SCME reafirmam o seu compromisso em garantir uma saúde de qualidade para a região do Médio Tejo. Recorde-se que, em novembro de 2023, ambas as instituições formalizaram a contratualização de cerca de 80 cirurgias da especialidade de Ortopedia, com o objetivo de reduzir as listas e tempo de espera cirúrgicas da região, estando também protocoladas camas de internamento de retaguarda.

Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, destaca a importância deste projeto: “Os casos de doença aguda não urgente ou pouco urgente precisam de uma resposta célere que não passa pelas urgências hospitalares. Com a abertura deste CAC, estamos a dar uma resposta concreta às necessidades da população, oferecendo um serviço que é eficiente e humanizado. Casimiro Ramos realça: É com grande satisfação que fechamos esta parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, demonstrando o compromisso de todos em construir um SNS mais forte e resiliente, e mais próximo dos cidadãos. Esta parceria é um exemplo de como a cooperação entre o setor público e o setor social pode gerar resultados positivos para a população. Investir em Saúde é investir no futuro”, conclui o responsável.

Leia também...

Plataforma “Lojas com Gente” divulga comércio local em Coruche

A Câmara de Coruche está a dinamizar a plataforma “Lojas com Gente” para apoiar, promover e divulgar o comércio e os serviços locais num…

Vale de Cavalos recebe 2.ª Edição do Festival das Sopas Ribatejanas

A 2.ª edição do Festival das Sopas Ribatejanas começa hoje em Vale de Cavalos, no concelho da Chamusca, numa iniciativa em que serão servidas…

Detido em flagrante por furto de metais não preciosos na Golegã

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Golegã, ontem, dia 01 de Outubro, deteve em flagrante delito, um homem…

Assembleia Municipal de Santarém recomenda criação de um Fundo Social de Emergência

Os deputados da Assembleia Municipal (AM) de Santarém consideram que a autarquia deve criar um Fundo Social de Emergência (FSE), uma medida de apoio…