O Conservatório de Música de Santarém, sob a liderança de Conceição Silva, celebrou um ano lectivo repleto de desafios e sucessos. Com um plano de atividades ecléctico e ambicioso, a instituição destacou-se pela dedicação do seu corpo docente, alunos e colaboradores, culminando em eventos memoráveis e a preparação de um próximo ano igualmente promissor. O Conservatório reafirma-se como um pilar da educação musical na região, promovendo a arte e a inclusão desde tenra idade.
Como foi o ano para o Conservatório?
O ano lectivo no Conservatório de Música de Santarém foi marcado por um intenso trabalho, a nível artístico e pedagógico, o qual só foi possível com a imensa dedicação e superação por parte do corpo docente, alunos, encarregados de educação e colaboradores da nossa escola. Ao longo do ano, os professores empenharam-se em adaptar as suas estratégias e metodologias, em prol da aprendizagem dos alunos e todos estamos muito orgulhosos dos bons resultados que conseguimos conquistar, num ambiente de aprendizagem, que reconhecemos, é cada vez mais intenso. Apesar dos desafios pedagógicos e organizacionais próprios do crescimento da nossa estrutura, o conservatório mostrou, uma vez mais, a sua resiliência e comprometimento com a arte da música. A colaboração e o apoio mútuo das famílias foram fundamentais para superarmos as dificuldades e manter a qualidade daquilo que fazemos.
Sentimos que o ano passou num ápice… o plano de atividades foi ambicioso e de natureza muito ecléctica. Desse plano destacamos vários momentos marcantes: o nosso concerto de Natal na Sé, as inúmeras atividades pedagógicas destinadas aos nossos alunos (workshops e masterclasses com músicos convidados), as formações que realizamos para professores e pessoal não docente, o concerto de encerramento de ano lectivo realizado no passado dia 14 de Junho, no qual enchemos o auditório do CNEMA, sendo a plateia brindada com performances emocionantes e inspiradoras, demonstrando o resultado do trabalho árduo e da paixão pela música que fazemos junto de outras instituições parceiras, como A Farpa ou a APPACDM de Santarém…. De referir também a SPOT- III Semana de Piano e Outras Teclas e às recentemente concluídas, I Semana de Cordas e III Semana de Sopros e Percussão, as quais culminaram, na passada sexta e sábado, em dois concertos que encheram o Teatro Sá da Bandeira. O talento dos alunos e professores, proporcionou-nos magníficos concertos de celebração da música e do esforço conjunto de toda a comunidade educativa do Conservatório.
Atualmente, estamos a ultimar o arranque do próximo ano lectivo e o Plano de Atividades de 2024/25, o qual será marcado por muitas atividades pedagogicamente criativas, descentralizadas e algumas de carácter internacional, tal como o projeto de mobilidade Erasmus+ em que iremos participar, desta vez rumo a Milão, Itália.
Estamos certos de que o espírito de colaboração e superação irá continuar a inspirar-nos e guiar todos aqueles que estão envolvidos no nosso Projeto Educativo.
O que são os Ateliers de Verão e que atividades as crianças praticam?
Temos dois tipos de Ateliers de Verão: os que se destinam a crianças em idade pré-escolar (3 e os 5/6 anos), que funcionam de manhã (das 10h00 às 13h00) e os que se destinam a crianças de 1º ciclo (7 aos 9/10 anos), que ocorrem no período da tarde (das 14h30 às 17h30). Os ateliers decorrerão entre os dias 15 a 19 de Julho e 22 a 26 de Julho.
Através da prática de atividades criativas, expressivas e de imitação, pretende-se desenvolver conteúdos e competências nas áreas do timbre, ritmo, altura, dinâmica e forma, levando as crianças a conhecer, compreender e intervir nos diferentes contextos criados. É também nossa intenção, através destes ateliers, fomentar o reconhecimento do valor da música e a vontade de a aprender desde tenra idade. Basicamente pretendemos desenvolver o gosto pela música, aprofundar a compreensão e a utilização do vocabulário musical, fomentar que as crianças cantem, sozinhas ou em grupo, pequenas melodias, bem como socializem de forma natural, através de atividades musicais de grupo.
As tarefas a realizar serão no âmbito do canto, movimento, instrumentos off (conhecimento, manuseamento e criação musical), jogos didácticos musicais, expressão dramática, som vs silêncio, palavra/voz (rimas e lengalengas), jogo simbólico, exploração rítmica, exploração de níveis corporais e espaciais, dramatização, relacionados com os conceitos atrás apresentados. As atividades serão desenvolvidas tendo em conta a faixa etária de cada grupo, o aproveitamento e comportamento do mesmo, respeitando a singularidade de cada criança. Será criada uma organização de rotinas, estimulando a capacidade de concentração, memorização, expressão e compreensão.
Qual a sua espectativa para os Ateliers de Verão deste ano, têm muita procura?
Os Ateliers de Verão do Conservatório são já uma marca com reconhecida notoriedade e com muita procura por parte das famílias que confiam na qualidade da nossa formação para as suas crianças. Nesta altura já temos muitas vagas preenchidas e contamos que, há semelhança dos anos anteriores as inscrições esgotem rapidamente. Estes ateliers acabam muitas vezes por ser o 1º contacto mais de perto que as crianças têm com a música, acabando os pais por virem inscrevê-las na nossa oferta musical artística mais formal: o curso pré-escolar e o curso de iniciação musical, os quais funcionam de forma regular ao longo do ano lectivo.
Que outras iniciativas têm para dinamizar o Conservatório?
O Conservatório de Música de Santarém é uma escola oficial do Ensino Artístico Especializado da Música, tutelada pelo Ministério da Educação e com autonomia pedagógica.
A oferta educativa do CMS está dividida nos seguintes níveis de ensino: o Curso de Iniciação – Ensino Pré-Escolar (alunos dos 3 aos 6 anos); o Curso de Iniciação – Ensino Preparatório (alunos do 1º Ciclo do ensino regular); o Curso Básico de Música -Alunos do 2º e 3º Ciclo; o Curso Secundário – Alunos do 10º ao 12º ano e o Regime Livre – Alunos sem pré-requisitos. Na nossa escola leccionamos uma panóplia de instrumentos musicais, tais como: acordeão, bandolim (apenas em regime livre), bateria (apenas em regime livre), clarinete, contrabaixo, fagote, flauta transversal, guitarra clássica, guitarra eléctrica (apenas em regime livre), guitarra portuguesa, harpa, oboé, órgão, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola d’arco, violino e violoncelo.
Para além do regime oficial, toda a oferta de Música do CMS pode ser frequentada em regime de ensino livre. Os alunos, independentemente da idade ou conhecimentos prévios, são acompanhados num processo educativo autónomo, de índole personalizada às suas idiossincrasias, não conferindo a frequência do Curso qualquer certificação oficial de competências. Do leque de projetos e atividades que o CMS tem realizado e prevê realizar, com a participação de peritos internos e ou externos, destacamos alguns que pela história, o carácter diferenciado e o elevado valor pedagógico-artístico constituem marcas específicas da ação desta Escola: o Coro Juvenil de Santarém do Conservatório de Música de Santarém, a Orquestra Juvenil de Santarém do Conservatório de Música de Santarém, a Orquestra de Cordas, a Orquestra de Sopros e Percussão, a Orquestra de Violas Dedilhadas, o Grupo de Música Contemporânea, o MaioJovem – encontro de Coros de Jovens, o Concerto de Natal, o SPOT – Semana do Piano e Outras Teclas, o Concurso de Acordeão e Guitarra Portuguesa, o Concerto de encerramento do ano lectivo, os Estágios de Verão – Semana de Sopros e Percussão e Semana de Cordas, a Comemoração do Dia Mundial da Música, os Projetos sociais na área da Música (Sons da Memória, Projeto A Farpa, Parceria com a APPACDM, Lar de Stº António…), o Ensemble de Bandolins, o Ensemble de Flautas, os Ateliers de Música e Dança (Verão, Páscoa e Natal), o Coro de Música Sacra e o Coro de Câmara do CMS.