A União de Freguesias de São Vicente do Paúl e de Vale de Figueira realizaram, durante os dias 23, 24 e 25 de Junho, a 14ª edição Tasquinhas do Alviela, no Jardim de S. Vicente do Paúl.

O evento este ano incidiu no tema “Olival e azeite” e contou com 14 participações de tasquinhas de petiscos e de doces e milhares de visitantes.

Ricardo Costa, presidente da União de Freguesias refere que “as associações vêem nesta festa uma forma de realizarem dinheiro para todo o ano e mais espaço houvesse mais participavam. Trouxemos a Rosinha e muitos outros artistas, alguns da terra, para animar e tivemos muitos pratos típicos para todos os visitantes poderem provar. Não é fácil organizarmos algo desta dimensão, cada vez é mais difícil, mais documentação e pormenores, mais logística, mas está à vista de todos o resultado”, notou.

Susana Veiga Branco, Presidente da Assembleia, destaca que “estes eventos são fundamentais a vários níveis. Para além de juntarmos as nossas populações, ao recebermos visitantes de outras regiões e países, divulgamos as nossas tradições, produtos e tecido empresarial e associativo. Por exemplo, com o tema desta edição promovemos o olival antigo e novo e o azeite produzido, vendido nacionalmente e exportado, de empresas como a Agri-Mendes, a LandscapeFarm, a Mata Rural e a Quinta do Juncal. Mas ainda o vinho, os produtos hortícolas e tudo o que se interliga com o nosso potencial gastronómico e humano, porque não nos podemos esquecer que a apetência em residir nesta zona. É sempre nosso objetivo colaborar com as grandes empresas, com o pequeno produtor e com cada elemento da população a nível individual. Todos têm o seu lugar, sempre”, evidenciou.

As Tasquinhas do Alviela continuam a inovar e este ano tiveram o Concurso do Coscorão, o primeiro concurso do género. Tiveram 17 receitas concorrentes de ambas as freguesias, de várias faixas etárias. Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, e o chefe João Correia fizeram parte do júri. A vencedora foi Clarisse Ferreira Duarte Luís com o melhor coscorão tornando-se o oficial de São Vicente do Paúl.

1º LUGAR – CONCURSO COSCORÕES

Segundo Susana Veiga Branco, “pretendemos dar a conhecer as nossas memórias mas traduzi-las para o presente, e para tal nada melhor que fazê-lo de uma forma doce e intergeracional. Acreditem que este coscorão e todas as receitas que concorreram são deliciosos. Quando juntamos receitas de avós que não sabem assinar com receitas de mãozinhas pequenas de escola, por exemplo, temos ainda o mundo dos afetos e nas nossas sociedades cada vez mais individualistas e distanciadas é fundamental irmos buscar esta vertente emocional. Ainda o impacto da sustentabilidade e da chamada de atenção para o desperdício alimentar, ou seja, esta receita é um exemplo didático, porque tem por base os produtos que se tinham dantes em casa e de produção própria ou dos vizinhos, como a farinha, o limão, o azeite, a aguardente e depois o açúcar, só consumido em dias de festa e guardado em potes nas cantareiras. Nada se desperdiçava e tudo era transformado, com muita criatividade.”

Ainda por essa intergeracionalidade ser fundamental para a UF SVP VF, cortaram a fita o Sr. José, com 94 anos e os seus bisnetos, com 4 e 18 meses, estes com a ajuda dos pais e da avó. Quatro gerações, a provar, segundo a entidade organizadora, o reconhecimento por todas as idades.

Leia também...

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior celebrou 131º Aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior celebrou o seu…
Foto: Nuno Timóteo

Uma atleta com muita pedalada que quer chegar aos Jogos Olímpicos

Marta Gouveia dos Santos Carvalho, teve sempre, desde pequena, uma queda especial…

Motard de Rio Maior percorre sozinho 7080 kms pela Europa

Um sócio do Moto Clube de Rio Maior andou 13 dias em…

Restauro da Igreja da Misericórdia de Coruche vence menção honrosa do Prémio Gulbenkian Património

A reabilitação estrutural e restauro da Igreja da Misericórdia de Coruche venceu…