União Desportiva de Santarém e Lusitânia dos Açores empataram a uma bola, esta manhã, no Campo Chã das Padeiras, um resultado que define a equipa açoriana como a segunda a apurar-se para a Liga 3 na próxima temporada.
Começou melhor a União de Santarém que aos 39 minutos chegou ao golo, num lance de bola parada. João Pinto foi chamado à direita do seu ataque para bater um livre, ainda fora da área da equipa visitante. Com um pontapé bem colocado o lateral remata ao ângulo superior direito da baliza à guarda de Diogo Sá, fazendo o único golo da União nesta partida.
Nos minutos iniciais do segundo tempo o Lusitânia empata a partida. Miguel Lopes endossa mal a bola no meio campo e esta fica à disposição dos homens da equipa visitante, que isolam Telmo Watchê, mais rápido do que os centrais scalabitanos, apanhados no rápido contragolpe do Lusitânia. O avançado insular empata a partida aos 49 minutos de jogo.
A partir daqui nunca mais o União se encontrou e a segunda parte foi bem pior para as cores da casa do que a primeira.
Mesmo assim, com recurso ao ‘chuveirinho’ para a área contrária, Rafael Viana aos 82’ e Seidi aos 92’, em dois remates de cabeça no coração da área contrária não conseguiram visar com êxito a baliza adversária pelo que o resultado (1-1) se manteve até final.
Antes disso, aos 64 minutos, Mosquera fugiu aos centrais contrários e rematou à base do poste da baliza do União, na última oportunidade flagrante da turma visitante para chegar à vantagem.
No fim do jogo foi o Lusitânia a fazer a festa da subida junto à centena de adeptos que compareceram no Campo Chã das Padeiras para apoiar a equipa açoriana.
(Ler noticia desenvolvida na edição impressa de 31 de Maio de 2024).