A União de Santarém regressou às vitórias este domingo, 16 de Fevereiro, ao bater o União de Leira por 3-2, em jogo a contar para 22ª jornada da série C do Campeonato de Portugal.
A jogar em casa, a União de Santarém adiantou-se no marcador com golos de Leo, aos dois minutos, e Herlander aos 14 minutos, fixando o resultado em 2-0 ao intervalo. O União de Leiria ainda chegou a empatar a partida, no decorrer da segunda parte, mas um golo de grande penalidade de Herlander garantiu os três pontos à equipa escalabitana.
Com este triunfo, a União de Santarém ascende ao 11º lugar, com 27 pontos, em igualdade de pontos com o União de Leiria.
O Fátima perdeu o jogo frente ao Vitória de Sernache. Os visitantes conquistaram os três pontos com uma vitória por 1-2. Danny Esteves fez o golo do Fátima.
Fotos: João Moreira/Correio do Ribatejo
Crónica
Campeonato de Portugal, 22.ª Jornada
U. Santarém, 3 – União de Leiria, 2
Da goleada iminente ao sofrimento habitual…
Campo Chã das Padeiras, em Santarém.
A União Desportiva de Santarém (UDS) venceu na tarde de domingo a União Desportiva de Leiria (UDL), por 3-2, com o golo da vitória a surgir a dois minutos dos 90 regulamentares por intermédio de Herlander.
Um resultado final que está longe de reflectir o que efectivamente se passou em campo, com a UDS a chegar com facilidade à vantagem de dois golos, logo aos 2 e aos 14 minutos, por intermédio de Leo e Herlander, respectivamente.
O avançado que foi um dos últimos reforços da turma escalabitana voltou a ser decisivo e a evidenciar a sua qualidade de ‘matador’, no segundo golo unionista, isolado, a esperar a saída do guarda-redes leiriense e a rematar rasteiro para o segundo da partida, e também no lance decisivo da partida, a arrancar uma falta ao central Anilton que acabaria expulso, aos 88 minutos de jogo.
A viver tempos bem conturbados, de grande instabilidade financeira, com várias empresas de Leiria a reunir a verba necessária para cumprir com um mês de vencimentos aos jogadores, a turma leiriense tentou equilibrar a partida, com as armas que ainda tem, mas teve pela frente uma UDS que há seis jogos não conhecia o sabor amargo da derrota, com uma vitória sobre o Anadia seguida de cinco empates consecutivos.
Numa primeira parte em que a UDS controlou, o único deslize aconteceu a um minuto do intervalo, valendo o guardião Diogo Ferreira a compensar o erro defensivo de Serginho e a sair aos pés de Alexandre Oliveira que já corria isolado para a baliza escalabitana, assegurando, dessa forma, a vantagem de dois golos qua a equipa da casa levou para o intervalo.
No segundo tempo a UDS voltou a criar perigo, logo aos sete minutos, com uma entrada de cabeça do central Hugo Grilo que levou a bola a esbarrar no travessão da baliza do Leiria.
Pouco depois, Nuno Longo substituiu o seu guarda-redes ao tirar sobre a linha uma bola que já levava o selo de golo para os leirienses.
O aviso estava feito e com a turma da casa perdulária na frente, numa partida em que teve, por diversas ocasiões, oportunidades de sobra para ‘matar’ o jogo, acabou por sofrer o primeiro golo à passagem do minuto 76 (um excelente remate de fora da área de Renato, num golo de belo efeito) que trouxe indefinição quanto ao resultado final de uma partida que os escalabitanos podiam ter vencido por margem folgada, tantas foram as oportunidades desperdiçadas.
E o impensável acabaria por acontecer à passagem do minuto 82, com Luisinho a rematar cruzado, sem marcação, já no interior da área escalabitana, incompreensivelmente encostada às cordas.
Perante o cenário quase surreal de novo empate (o sexto consecutivo), valeu o lance individual do ‘suspeito’ do costume: Herlander é carregado no interior da grande área e cava uma grande penalidade que o mesmo transformou de forma irrepreensível.
Após os três minutos de compensação dados pelo árbitro setubalense a turma de André Luís acabaria por “matar o borrego dos empates” e somar três preciosos pontos na fuga à zona de despromoção, onde agora caiu também a U. Leiria.
Boa arbitragem.
Árbitro: João Bernardo, assistido por David Carreira e Francisco Oliveira.
União Santarém, SAD: Diogo Ferreira, Nuno Longo, Yaka Medina, Hugo Grilo, Serginho, Allan Peixoto, João Martins (Stenio, 76’), Leo (Cajarana, 90+2’), Herlander, Ruben Gouveia, Bruno Mendonça (Zé Miguel, 68’).
Suplentes não utilizados: Gonçalo Pinto, Pedro Ganhão, André Chamusca e Rodrigo Dias.
Treinador: André Luís.
União Desportiva de Leiria: Fábio Ferreira, João Dias, Laércio Morais, Anilton Júnior, Alexis Rodrigues (Luisinho,64’), Heli Manga, Alex Oliveira, Nicky Clescenco, Renato Alexandre, Bryan Rosa (João Leal, 81’), Lucas Reis.
Suplentes não utilizados: Henrique, Filipe Moreira e David Gonçalves.
Treinador: Carlos Delgado
Acção disciplinar do árbitro: Cartão amarelo João Martins (71’), Hugo Grilo (73’), Laercio (90+4’). Cartão vermelho para Anilton Júnior (88’).
Golos: 1-0 2’ Leo, 2-0 14’ Herlander, 2-1 76’ Renato Alexandre 2-2 82’ Luisinho, 3-2 88’ Herlander (g.p.)
Ao intervalo: 2-0.
Resultado final: 3-2.