União Desportiva de Santarém e Cova da Piedade empataram a uma bola, esta manhã, no Campo Chã das Padeiras, em Santarém, em jogo a contar para 5.ª jornada da Fase de Manutenção (Série 5).

Os golos surgiram apenas na segunda parte, com o Cova a abrir o activo por intermédio de Kalunga, aos 60 minutos, e o central Cassiano a empatar a partida dois minutos após os 90 regulamentares.

Numa primeira parte muito disputada a meio campo, mas sem oportunidades de golo para ambos os lados, as emoções fortes da partida estavam reservadas para a segunda metade da partida, altura em que o Cova surgiu com mais perigo junto da área contrária, sempre em lances de contra-ataque.

Aos 53 minutos, Balogun surgiu na cara do guarda-redes da União, mas o avançado rematou ao lado do poste esquerdo da baliza de Rendeiro.

O aviso estava dado e os venenosos contra-ataques da turma visitante, com homens de muita mobilidade na frente, cavaram uma grande penalidade na área do União, à passagem do minuto 58. Chamado a bater, Zacarias proporcionou a Rendeiro uma boa defesa, a segurar o nulo na partida.

Igualdade que viria a ser quebrada, dois minutos depois, com Kalunga a aparecer rápido dentro da área e a rematar forte, em zona frontal, sem hipótese para o guarda-redes da casa, perante a passividade da defesa do União, pouco lesta a afastar a bola, nesse lance de insistência do ataque forasteiro.

Bem mais perigoso o Cova na segunda metade da partida, obrigou o União a manter-se sempre atento na defesa, mas foi Deivison a ter a primeira oportunidade para empatar de novo a partida ao desviar a bola de cabeça, ao primeiro poste, levando-a a beijar o travessão da baliza à guarda de Tomás Carvalho, após pontapé de canto na direita do ataque unionista.

Com o técnico da União a fazer subir Cassiano para ponta de lança foi Yago que, minutos depois, e de novo de cabeça, levou a bola a passar rente ao poste esquerdo da baliza do Cova para desespero dos muitos adeptos que acorreram ao Chã das Padeiras nesta jornada decisiva para a manutenção da turma scalabitana na Liga 3.

Acusando o peso da desvantagem, a União não conseguiu fazer chegar, com qualidade, a bola ao último reduto defensivo do Cova, acabando por chegar ao empate, dois minutos depois dos 90 regulamentares, por intermédio de Cassiano, que na pequena área empurrou para o fundo da baliza do Cova da Piedade.

Um empate que soube a pouco para a turma scalabitana que agora aguarda o desfecho do jogo desta tarde entre o Amora e o Caldas que poderá ditar, já hoje, a despromoção do União de Santarém, caso o Caldas vença esse jogo. Se a turma de Caldas da Rainha não vencer hoje no Seixal, o jogo entre o Caldas e a União da 6.ª jornada deste Série 5, dia 1 de Maio, será uma autêntica final na luta pela manutenção na Liga 3 na próxima temporada.

O que verdadeiramente não abona em nada a organização deste campeonato é o facto dos jogos entre equipas que buscam os mesmos objectivos não decorrerem à mesma hora… E, ao contrário do que diz a expressão, isso são contas do mesmo rosário…

Leia também...

Ribatejana Carla Ribeiro conclui maratona de Boston nos Estados Unidos da América

Carla Ribeiro, atleta ribatejana natural do Cartaxo, concluiu a maratona de Boston esta segunda-feira, 18 de Abril, com o tempo de 03:43:53, numa distância…

Um centena caminham pela solidariedade em Samora Correia

A Caminhada Solidária realizada no domingo, 7 de Novembro, em Samora Correia contou com uma centena de caminhantes solidários que contribuíram para a aquisição…

Associação Académica de Santarém distingue o mérito de atletas e dirigentes

 Associação Académica de Santarém (AAS) realizou na noite da passada sexta-feira (dia 3 de Janeiro), na Casa do Campino, em Santarém, um jantar festivo,…

UDR Vila Nova da Rainha foi a melhor equipa numa época sem campeão

O Campeonato Amador de Futsal do Ribatejo deliberou encerrar a época desportiva sem atribuir o título de campeão, depois de terem sido tentadas, segundo…