Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), que opera no Hospital de Abrantes, mais do que duplicou a colheita de órgãos para transplantação em 2023, registando a doação de 30 órgãos.

“Em 2023, a ULS Médio Tejo colheu para transplantação 13 rins, 12 fígados, quatro pulmões e um pâncreas”, o que perfaz um total de 30 órgãos, “provenientes de 13 dadores”, informou hoje a instituição de saúde, referindo que em 2022 foram colhidos 12 órgãos, provenientes de cinco dadores.

Em comunicado, a ULS Médio Tejo indicou que a atividade registada durante 2023 “só é superada, nos últimos 14 anos, pelos indicadores atingidos em 2018, ano em que foram colhidos 36 órgãos, provenientes de 15 dadores”.

No balanço dos últimos 14 anos, a região do Médio Tejo foi responsável por um total de 220 órgãos para transplantação, de 94 dadores, resultados que colocam a equipa multidisciplinar de Abrantes “muito acima da média nacional”, realçou a ULS.

Leia também...

Centro Hospitalar Médio Tejo diminui dívida total em quase 6 milhões de euros

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) divulga que reduziu a dívida total em quase 6 milhões de euros (M€), tendo efectuado, no mês…

Freguesia de Mouriscas voltou a ter médico

Através do projecto “Bata Branca”, a Extensão de Saúde de Mouriscas voltou a receber esta manhã o Dr. António Proa, médico com especialidade de…

Oficina para artistas combate estigmas na Psiquiatria do Hospital de Santarém

O Departamento de Saúde Mental do Hospital de Santarém ganhou uma nova sala, um espaço iluminado, decorado com peças recuperadas do seu espólio, pronto…

VÍDEO | Director da UCI foi o primeiro vacinado contra a covid-19 no Hospital de Santarém

O médico Custódio Fidalgo, director da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santarém foi o primeiro profissional de saúde a receber a imunização…