Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), que opera no Hospital de Abrantes, mais do que duplicou a colheita de órgãos para transplantação em 2023, registando a doação de 30 órgãos.

“Em 2023, a ULS Médio Tejo colheu para transplantação 13 rins, 12 fígados, quatro pulmões e um pâncreas”, o que perfaz um total de 30 órgãos, “provenientes de 13 dadores”, informou hoje a instituição de saúde, referindo que em 2022 foram colhidos 12 órgãos, provenientes de cinco dadores.

Em comunicado, a ULS Médio Tejo indicou que a atividade registada durante 2023 “só é superada, nos últimos 14 anos, pelos indicadores atingidos em 2018, ano em que foram colhidos 36 órgãos, provenientes de 15 dadores”.

No balanço dos últimos 14 anos, a região do Médio Tejo foi responsável por um total de 220 órgãos para transplantação, de 94 dadores, resultados que colocam a equipa multidisciplinar de Abrantes “muito acima da média nacional”, realçou a ULS.

Leia também...

Médicos especialistas reforçam Cardiologia e Pediatria nos Hospitais do Médio Tejo

O Centro Hospitalar do Médio Tejo reforçou o seu quadro de médicos com a chegada de três novos especialistas. A unidade hospitalar conta agora…

DGS avalia redução do período de isolamento de infectados pela Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) indicou que “está a avaliar tecnicamente” a questão da redução do período de isolamento de infectados com o coronavírus…

Mais de meio milhar de estudantes aprende a salvar vidas em Almeirim

552 jovens do 6º, 7º e 8º anos da Escola Básica 2,3 Febo Moniz de Almeirim participaram na segunda-feira, 1 de Abril, num “Mass…

BE preocupado com fecho de urgências nos Hospitais do Médio Tejo

O BE manifestou esta terça-feira, 10 de Novembro, a sua “preocupação pelos números crescentes da pandemia e pela capacidade de resposta instalada no Centro…