A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e o Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, assinaram um protocolo que irá permitir aos alunos desta Faculdade, realizar estágios clínicos naquele Hospital.

Ainda no âmbito desta parceria, será promovido o envolvimento de clínicos do Hospital em projectos de investigação.

Os primeiros alunos da Faculdade de Medicina da UCP, deverão chegar ao Hospital de Vila Franca de Xira, no 3º trimestre do ano de 2024. Até lá decorrem os procedimentos a implementar para a concretização do protocolo assinado entre as duas Instituições.

“Esta colaboração enriquecerá a formação que os alunos da FM da UCP terão, expondo-os a diferentes realidades clínicas e valorizando o corpo docente da Faculdade com médicos altamente diferenciados deste Hospital” refere o director da Faculdade de Medicina, António de Almeida.

Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, considera que este protocolo com a UCP “encoraja ainda mais o HVFX, EPE, a aprofundar o ambicioso projecto de investimento e renovação tecnológica, proporcionando aos seus profissionais, condições tecnológicas de última geração para o diagnóstico e tratamento dos seus doentes. Estas condições não podem deixar de criar um ambiente muito propício à presença dos alunos da Faculdade de Medicina da UCP e aos respectivos tutores, médicos deste Hospital”.

O presidente do Conselho de Administração do HVFX, EPE reforça ainda, “o impacto positivo deste plano de investimento no campus de estágio dos alunos do Curso de Medicina”.

O presente protocolo vigorará por períodos de três anos, renovável por períodos iguais. Deste modo, o Hospital de Vila Franca de Xira, EPE passa a ser colaborador clínico da Faculdade de Medicina da UCP, cujo parceiro é o Grupo Luz Saúde.

Esta parceria com o Grupo Luz inclui todos os Hospitais do grupo, incluindo o Hospital da Luz Lisboa, que será o Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Católica.

Leia também...

Dezanove concelhos de quatro distritos em perigo máximo de incêndio

Dezanove concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do…

Matos Gomes foi um dos Capitães de Abril e dos primeiros a escrever sobre a Guerra Colonial

O coronel Carlos Matos Gomes, que morreu hoje em Lisboa, aos 78 anos, foi um dos Capitães de Abril e dos primeiros a escrever…

Cerca de 50 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto…

Entroncamento dinamizou mostra de doçaria “Gordices dos Avós”

Realizou-se no dia 1 de outubro, no Centro Cultural, a IV mostra de doçaria “Gordices dos Avós”, actividade integrada na edição de 2023 do…