Foto: ULS Lezíria

Investimento ultrapassa os 2 milhões de euros e destina-se à modernização do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém, bem como reforçar a capacidade de resposta das necessidades dos utentes e profissionais de saúde.

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) formalizou esta segunda-feira, dia 21 de Julho, a assinatura do Auto de Consignação que marca o arranque da obra de ampliação e requalificação das instalações do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (DPSM), do Hospital Distrital de Santarém. A obra possui um investimento de 2.075.000 euros (sem IVA), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e tem como principais objetivos dotar o serviço ambulatório de Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência (Pedopsiquiatria) de condições modernas e adequadas, bem como reforçar a capacidade de resposta às necessidades dos utentes e dos profissionais de saúde.

“Este projeto constitui um marco fundamental na melhoria da resposta em saúde mental na região, reforçando não só os cuidados prestados em ambulatório, no contexto hospitalar, mas também a intervenção na comunidade promovida pela ULS Lezíria”, refere a Unidade Local de Saúde em comunicado.

A ULS Lezíria adianta também que a empreitada, adjudicada à empresa VOMERA Building Solutions, Unipessoal Lda., terá um prazo de execução de aproximadamente 220 dias e será realizada numa área de 643 metros quadrados, atualmente desocupada no hospital.

Nesse sentido, o novo espaço será distribuído entre as valências de Pedopsiquiatria e Psiquiatria. Na área da Pedopsiquiatria está prevista a criação de oito gabinetes de consulta, um ginásio, duas instalações sanitárias, um espaço de Hospital de Dia, uma sala para a equipa comunitária e de reuniões, bem como áreas técnicas para arrumos e resíduos. Já a área dedicada à Psiquiatria contará com nove gabinetes de consulta, uma sala para a equipa comunitária, uma sala de enfermagem, instalações sanitárias e zonas técnicas de arrumos e sujos.

Foto: ULS Lezíria

O projeto contempla ainda um espaço central com zona de recepção e uma sala de administração que dará acesso a um jardim interior e às áreas afetas a ambas as valências, lê-se no comunicado.

A cerimónia de assinatura contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, Pedro Marques, e do representante da empresa adjudicatária, o engenheiro Sérgio Santos. Marcaram igualmente presença Hugo Costa, vogal executivo do Conselho de Administração, Teresa Rodrigues, diretora clínica para os cuidados de saúde hospitalares, Paulo Marques, diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos, Nazaré Matos, diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Paula Pinheiro, diretora do Serviço de Psiquiatria, Carla Ferreira, enfermeira gestora do Departamento, Marta Bacelar, responsável do Gabinete de Gestão de Projetos, e os engenheiros Gilson Dias e Carlos Policarpo, em representação da empresa responsável pela obra.

Foto: ULS Lezíria
Leia também...

Médico do CHMT nomeado para a Comissão Nacional da Covid-19

Carlos Cortes, director do serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo, integra a recém-criada Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Plano…

Ministra da Saúde recomenda utilização de máscaras não cirúrgicas em espaços fechado

A ministra da Saúde recomendou a utilização de máscaras não cirúrgicas pela população em espaços fechados e com elevado número de pessoas, como supermercados…

Surtos em duas comunidades de Coruche estão “quase resolvidos”

Os dois surtos de covid-19 que surgiram em duas comunidades residentes no concelho de Coruche, estão quase debelados, havendo registo de apenas dois casos…

Os anjos da guarda que humanizam os cuidados de saúde

A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) do Agrupamento de Centros Saúde da Lezíria, sediada em Santarém, completou o seu segundo ano…