A partir de quarta-feira, 28 de Outubro, é obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros, segundo a lei hoje publicada em Diário da República.

O diploma refere que a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos, uma forma de combater a pandemia de covid-19, terá a duração de 70 dias e abrange pessoas a partir dos 10 anos para “acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”.

Contudo o diploma estabelece excepções, nomeadamente para elementos do mesmo agregado familiar, quando não se encontrem na proximidade de terceiros.

O uso de máscaras deixa de ser obrigatório também para pessoas que apresentem atestado médico de incapacidade multiusos ou declaração médica que ateste que a condição clínica da pessoa não se coaduna com o uso de máscaras e ainda quando esta seja incompatível com a natureza das actividades que as pessoas estejam a realizar.

A fiscalização do cumprimento da lei cabe às forças de segurança e às polícias municipais, devendo estas, em primeiro lugar, sensibilizar as pessoas para a importância do uso de máscara em vias públicas.

No âmbito da Lei serão ainda realizadas campanhas de sensibilização junto da população sobre a importância do uso de máscara em espaços e vias públicas, para incentivar a adesão espontânea das pessoas esta e outras medidas de protecção individual e colectiva contra a covid-19.

Leia também...

PSP apreende armas e diversas munições a suspeito de ameaças

A PSP do Cartaxo apreendeu duas armas e diversas munições no dia…

Distrito de Santarém ultrapassa 3 mil casos no dia em que Portugal atinge recorde de casos, mortes e internamentos

O distrito de Santarém atingiu esta sexta-feira, 30 de Outubro, 3022 casos…
Imagem ilustrativa

Homem morre em Mação em acidente de trabalho em fábrica de madeiras

Um homem de 53 anos morreu hoje de manhã num acidente de…

Tomar lança plano de hospitalidade turística

A Câmara de Tomar vai avançar com um Plano de Hospitalidade Turística,…