A UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém é a vencedora do XIX Concurso de Cultura Geral “O Saber não tem Idade”, que este ano, decorreu no Pavilhão Municipal de Alenquer, no dia 27 de Janeiro, organizada Universidade Sénior de Alenquer, em parceria com a RUTIS – Rede de Universidades Seniores. A equipa vencedora recebeu uma Taça que fica à sua guarda durante este ano.

A Equipa que se sagrou campeã, constituída pelos alunos: Graciete Alves, Georgete Carreira e Luís Esteves, foi homenageada no dia 21 de Março, pela Câmara de Santarém, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a atribuição de uma Medalha do Município, oferecida por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, por João Teixeira Leite, vice-presidente e vereador com o Pelouro da Educação e por Vítor Barreto, Coordenador do Conselho Científico Pedagógico da UTIS.

Ricardo Gonçalves referiu que “é um orgulho para todos nós e para Santarém, a atribuição deste Prémio”.

O Presidente da Câmara de Santarém acrescentou ainda a importância da existência dos seniores para a sociedade: “quando um desaparece, é como uma biblioteca que arde, uma vez que cada um é uma Biblioteca”.

Este Concurso de Cultura Geral é uma iniciativa que a RUTIS – Rede de Universidades Seniores promove anualmente, a nível Nacional, para as universidades seniores associadas e que este ano, contou com a participação de vinte e uma universidades, com cerca de setecentos alunos.

Esta é a terceira vez que a UTIS obtém o primeiro lugar neste Concurso. A primeira vez foi em 2005 e a segunda em 2013.

Em 2024 será a UTIS a organizar a XX edição deste Concurso e a receber em Santarém, cerca de mil alunos, das universidades seniores de todo o País.

Leia também...

Salvaterra de Magos recolhe brinquedos para crianças carenciadas do concelho

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, através do projecto Loja Social, está a dinamizar uma Campanha de Recolha de Brinquedos. “Ofereça um brinquedo,…

Câmara de Santarém aprova empréstimo que permite saída do PAEL

A Câmara de Santarém aprovou a contratação de um empréstimo de 18,2 milhões de euros a 15 anos que permitirá ao município cessar o…

Aeroporto: “Somos independentes e não temos nenhuma encomenda”

A coordenadora da Comissão Técnica Independente (CTI) para o estudo da expansão aeroportuária de Lisboa garantiu hoje que a estrutura é independente e não…

Joaquim Ganhão: “Parece haver um luto adiado, provocado pela falta da visibilidade daqueles que partem”

Em tempo de pandemia, cuidar das pessoas em fim de vida e realizar funerais passaram a ter regras especificas. Estas circunstâncias, associadas à dor…