A vacina da meningite B para todas as crianças e a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para rapazes vão integrar o Programa Nacional de Vacinação (PNV) a partir de Outubro do próximo ano.
O anúncio foi feito esta sexta-feira, 27 de Dezembro, pelo secretário de Estado da Saúde, António Sales, e pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas.
A vacina contra a meningite B será administrada de forma gratuita a partir do próximo ano a todas as crianças durante o primeiro ano de vida.
Esta vacina, contra a doença invasiva meningocócica B, será dada aos dois, quatro e 12 meses e vai aplicar-se, a partir de Outubro de 2020, a todos os nascidos a partir de 1 de Janeiro de 2019.
Para os nascidos em 2019 o esquema de vacinação será iniciado ou completado de acordo com a história vacinal individual.
Além desta, o Programa Nacional de Vacinação passa a incluir a vacina contra infecções pelo vírus do papiloma humano (HPV) para todos os rapazes, aos 10 anos, aplicando-se aos nascidos a partir de 01 de Janeiro de 2009.
A vacina do HPV passa então, a partir de Outubro de 2020, a ser dada não apenas a raparigas, mas também a rapazes.
Quanto à vacina contra o rotavirus, serão ainda estudados os grupos de risco a quem será administrada de modo gratuito, também a partir do próximo ano.