Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A vacina da meningite B para todas as crianças e a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para rapazes vão integrar o Programa Nacional de Vacinação (PNV) a partir de Outubro do próximo ano.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, 27 de Dezembro, pelo secretário de Estado da Saúde, António Sales, e pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas.

A vacina contra a meningite B será administrada de forma gratuita a partir do próximo ano a todas as crianças durante o primeiro ano de vida.

Esta vacina, contra a doença invasiva meningocócica B, será dada aos dois, quatro e 12 meses e vai aplicar-se, a partir de Outubro de 2020, a todos os nascidos a partir de 1 de Janeiro de 2019.

Para os nascidos em 2019 o esquema de vacinação será iniciado ou completado de acordo com a história vacinal individual.

Além desta, o Programa Nacional de Vacinação passa a incluir a vacina contra infecções pelo vírus do papiloma humano (HPV) para todos os rapazes, aos 10 anos, aplicando-se aos nascidos a partir de 01 de Janeiro de 2009.

A vacina do HPV passa então, a partir de Outubro de 2020, a ser dada não apenas a raparigas, mas também a rapazes.

Quanto à vacina contra o rotavirus, serão ainda estudados os grupos de risco a quem será administrada de modo gratuito, também a partir do próximo ano.

Leia também...

 “Bata Branca” com mais 25 horas de assistência médica

O projecto “Bata Branca”, resultado de um acordo tripartido de cooperação entre o Município de Ourém, Unidade Local de Saúde da Região de Leiria…

ULS Lezíria reúne cuidados hospitalares e cuidados primários 

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu, no passado dia 18 de Janeiro, a primeira reunião que envolveu coordenadores das unidades funcionais dos cuidados…

Correio do Ribatejo e Grupo Dadores de Pernes promovem recolha de sangue na Casa do Campino

Iniciativa decorre esta sexta-feira, entre as 15h00 e as 19h30, na Casa do Campino e conta com a generosidade e colaboração da população escalabitana.  …

Centro de referência de cancro do recto do Hospital de Santarém acreditado

O Centro de Tratamento de Patologia Oncológica do Recto, único Centro de Referência desta área em todo o Ribatejo, tornou-se o quarto serviço do…