Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Nove suspeitos e três pessoas coletivas foram constituídos arguidos por crimes relacionados com a exportação de cães para o estrangeiro nos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Santarém, Lisboa e Setúbal, informou hoje a GNR.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta que na sequência de uma investigação que decorre há dois anos foram realizadas 18 buscas, três domiciliárias e 15 em clínicas veterinárias, nestes distritos.

No âmbito da operação foram constituídos arguidos nove suspeitos com idades entre os 30 e os 60 anos, bem como três pessoas coletivas, e foi apreendida documentação física e digital relacionada com os crimes, 5.111,20 euros em numerário e vários equipamentos informáticos.

Em causa estão vários crimes relacionados com o processo de exportação de animais de companhia para o estrangeiro, falsificação de documentos e falsidade informática.

“Foi possível apurar-se que os suspeitos se dedicavam à recolha, tratamento e exportação de animais de companhia para o estrangeiro”, é referido na nota.

A GNR recorda que o crime de maus-tratos de animais de companhia é punido criminalmente com pena de prisão até seis meses a dois anos.

Leia também...

Almeirim apoia projecto Kids Athletics

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e a Câmara Municipal de Almeirim…

Duas novas captações de água e reabilitação de estação elevatória para melhorar abastecimento em Vaqueiros e Santarém

Empresa Municipal Águas de Santarém adjudica a execução de dois furos de…

Inscrições abertas para concurso de fotografia “Vamos fotografar o nosso património arquitetónico”

“Vamos Fotografar o Nosso Património Arquitetónico” foi o tema escolhido para o…

Benfica do Ribatejo: Uma freguesia que se orgulha dos seus elementos culturais

O ‘Correio por Terras do Ribatejo’ foi visitar a freguesia de Benfica do…