No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2024, decorreu no passado dia 21 de setembro a iniciativa “Entre o Tejo e o Bairro”, que reuniu os municípios de Azambuja e Cartaxo numa celebração conjunta das suas tradições e património. O evento foi promovido pelo Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque de Azambuja e pelo Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, e teve como objectivo explorar o território dos dois concelhos, realçando tanto as semelhanças como as características únicas que os definem.

De acordo com um comunicado de imprensa dos organizadores, Azambuja e Cartaxo, localizados na margem direita do Tejo, sempre mantiveram uma ligação profunda ao rio e à cultura avieira, sendo a lezíria e o bairro marcados pelas grandes monoculturas de tomate e arroz, e pela vitivinicultura.

A jornada começou com uma visita ao Museu Municipal de Azambuja, seguida de uma travessia a bordo de um varino até Valada, no Cartaxo, onde os participantes desfrutaram de um piquenique. À tarde, o grupo visitou o Museu Rural e do Vinho e terminou o dia nas vinhas do bairro, onde assistiram a uma vindima e participaram numa degustação de vinhos dos dois concelhos.

Leia também...

Forças Armadas vão apoiar em infraestruturas, equipamentos e alimentação na Jornada Mundial da Juventude

As Forças Armadas vão disponibilizar infraestruturas, espaços, equipamentos e fornecer alimentação nos distritos de Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal durante a Jornada Mundial da…

Começa hoje campanha para alertar sobre perigos do uso do telemóvel na condução

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP iniciam hoje uma campanha de segurança rodoviária para alertar os condutores para…

Jovem detido por posse ilegal de arma de fogo

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem de 21 anos, no concelho de Almeirim, por posse ilegal de arma de fogo, no âmbito…

ANAM debate Descentralização em Santarém

A ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais, realizou na passada 6ª feira mais uma edição do evento “ANAM em diálogo” que desta juntou…