No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2024, decorreu no passado dia 21 de setembro a iniciativa “Entre o Tejo e o Bairro”, que reuniu os municípios de Azambuja e Cartaxo numa celebração conjunta das suas tradições e património. O evento foi promovido pelo Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque de Azambuja e pelo Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, e teve como objectivo explorar o território dos dois concelhos, realçando tanto as semelhanças como as características únicas que os definem.

De acordo com um comunicado de imprensa dos organizadores, Azambuja e Cartaxo, localizados na margem direita do Tejo, sempre mantiveram uma ligação profunda ao rio e à cultura avieira, sendo a lezíria e o bairro marcados pelas grandes monoculturas de tomate e arroz, e pela vitivinicultura.

A jornada começou com uma visita ao Museu Municipal de Azambuja, seguida de uma travessia a bordo de um varino até Valada, no Cartaxo, onde os participantes desfrutaram de um piquenique. À tarde, o grupo visitou o Museu Rural e do Vinho e terminou o dia nas vinhas do bairro, onde assistiram a uma vindima e participaram numa degustação de vinhos dos dois concelhos.

Leia também...

Rafael Amaral e a paixão pelo Futebol: O início da carreira de um jovem treinador

Com apenas 17 anos, Rafael Amaral já acumula uma experiência impressionante como…

Novo estandarte da Sagrada Família é lançado em Santarém

Nova imagem coloca a “família no centro do Natal”, renovando a representação…

Presidente do Vitória Clube de Santarém bate recorde no Futsal distrital

O presidente do Vitória Clube de Santarém, António Pardelhas, viveu no passado…

Município de Ferreira do Zêzere planta mais de sete mil árvores

O dia 21 de Março, Dia da Árvore e da Floresta, será…