No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2024, decorreu no passado dia 21 de setembro a iniciativa “Entre o Tejo e o Bairro”, que reuniu os municípios de Azambuja e Cartaxo numa celebração conjunta das suas tradições e património. O evento foi promovido pelo Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque de Azambuja e pelo Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, e teve como objectivo explorar o território dos dois concelhos, realçando tanto as semelhanças como as características únicas que os definem.

De acordo com um comunicado de imprensa dos organizadores, Azambuja e Cartaxo, localizados na margem direita do Tejo, sempre mantiveram uma ligação profunda ao rio e à cultura avieira, sendo a lezíria e o bairro marcados pelas grandes monoculturas de tomate e arroz, e pela vitivinicultura.

A jornada começou com uma visita ao Museu Municipal de Azambuja, seguida de uma travessia a bordo de um varino até Valada, no Cartaxo, onde os participantes desfrutaram de um piquenique. À tarde, o grupo visitou o Museu Rural e do Vinho e terminou o dia nas vinhas do bairro, onde assistiram a uma vindima e participaram numa degustação de vinhos dos dois concelhos.

Leia também...

GNR desmantela plantação de canábis (vídeo)

Em Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos.

Feira Nacional de Agricultura já abriu portas

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza…

Buscas por jovem desparecido no Tejo em Santarém retomadas hoje

As buscas pelo jovem de 15 anos desaparecido no domingo no rio…

Abrantes recebe 5ª etapa do Circuito Nacional de Teqball

A cidade de Abrantes vai receber, a 17 de Junho, a 5ª…