O primeiro livro do poeta João d’Aldeia, do Vale de Santarém, já pode ser adquirido na sede da Junta de Freguesia do Vale de Santarém. Cumpriu-se, ao fim de muitas décadas, o sonho que o poeta alimentou quanto à sua obra mas que até ao passado sábado nunca havia conseguido ver concretizado.
A sessão de lançamento ocorreu no passado dia 24 de Junho, na Junta de Freguesia, cujas instalações se situam na zona do Vale onde o poeta tinha a sua horta, admirada pelas gentes da terra, pela qualidade das suas produções, pelas surpresas que aí costumava apresentar, e que eram seguidas por outros horticultores.
Ali, exactamente na artéria cuja placa toponímica apresenta a inscrição de Avenida Poeta João d’Aldeia, foi dada a conhecer esta primeira produção poética, em livro, daquele que oferecia poemas às gentes do Vale, uma memória que as pessoas mantêm, guardando os versos, nas pequenas folhas de papel que ele costumava usar.
Foi também apresentada a 3ª versão do livro “João d’Aldeia, Poeta do Vale de Santarém”, da autoria de Victor Manoel Pinto da Rocha, lançado em 2019. Pinto da Rocha foi um dos fundadores da Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória, em 2018, tendo sido presidente da Mesa da Assembleia Geral. Viria a falecer em 2020.
A sessão abriu com as intervenções de Manuel João Custódio, presidente da Junta de Freguesia, e João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém.
De seguida teve lugar a apresentação dos livros, por Manuel João Sá e Reinaldo Ribeiro, ambos membros da Associação e também seus fundadores (presidente da Direcção e associado) seguindo-se um debate e, por fim, o encerramento coube a Nuno Domingos, vereador da Cultura da CMS.
Edmundo Oliveira, Joaquim Oliveira e Mena Caetano, membros do Grupo de Teatro da Associação Cultural Vale de Santarém – Identidade e Memória, leram poemas que constam deste livro, sendo muito aplaudidos.
Ficou bem vincada e reconhecida a importância do autor e da sua obra, que a Associação tem vindo a dar a conhecer, com o livro de Victor Pinto da Rocha, e com a peça de teatro, que teve três espectáculos, para um total de quase 400 espectadores, e agora esta sessão, para lançar o seu primeiro livro, com poemas do período entre 1891-2 e 1903.
Os dois livros podem ser adquiridos na Junta de Freguesia. Também com edição da Junta de Freguesia, outras obras de João d’Aldeia serão lançadas em datas a anunciar.
“Conhecer, sentir e viver o Vale de Santarém”
“Elementos para a História da Paróquia do Vale de Santarém” é o tema de uma sessão a realizar a 8 de Julho, pelas 16 horas, na sede da Junta de Freguesia local, inserida no Programa Integrado “Conhecer, sentir e viver o Vale de Santarém”.
Trata-se do resultado da pesquisa realizada por Francisco Guerra, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Cultural Vale de Santarém – Identidade e Memória e mais uma actividade que servirá para dar a conhecer o Vale de Santarém, cumprindo os estatutos da Associação: “A pesquisa e divulgação da história e da cultura do Vale de Santarém e suas gentes, desde os tempos mais remotos até à actualidade, visando a valorização do sentimento de pertença a uma comunidade e a sua transmissão às gerações vindouras”.