VÍDEO | APPACDM e União de Santarém dão as mãos pela prática desportiva

A APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – de Santarém estabeleceu recentemente um protocolo de colaboração com a União Desportiva de Santarém (UDS) visando integrar alguns dos seus utentes nas actividades desportivas do clube.

A nova secção autónoma do clube ficou denominada por APPACDM-UDS, que terá como modalidade o Coferbol, um jogo entre duas com oito jogadores, quatro de ambos os sexos, que devem introduzir uma bola num cesto sem tabela, colocado no cimo de um poste de 3,5 metros de altura. Esta equipa sagrou-se recentemente campeã nacional da modalidade.

“Consideramos que é fundamental a parte desportiva para o desenvolvimento da pessoa com deficiência. Por isso, temos feito um trabalho muito sério, muito criterioso, com os nossos utentes nesse sentido. Temos tido alguma representação a nível nacional e internacional. Isso é algo que muito nos orgulha. Mas, acima de tudo, a participação e a parte activa no desporto na vida destes cidadãos, para nós, é aquilo que nos move”, afirma Luís Amaral, presidente da direcção da APPACDM de Santarém.

PUBLICIDADE

“Foi uma actividade desportiva que surgiu na instituição há pouco tempo, mas que tendo sido bem trabalhada: Temos tido muito sucesso, mas não são os títulos que nos move. O que nos move é oferecer aos nossos clientes e atletas uma melhor qualidade de vida. Claro que se pudermos juntar a isso vitórias tanto melhor”, refere o responsável.

Sobre esta colaboração com a UDS, Luís Amaral é peremptório: “tem, de facto, relevância para nós, porque estamos aqui a ver uma janela de oportunidade para promover mais a capacidade dos nossos atletas e a possibilidade de potenciar os recursos que temos. Juntos, clube e instituição, poderemos proporcionar a estas pessoas, de facto, maior actividade na área do desporto, o que é fundamental para o seu equilíbrio psicológico e emocional”, conclui.

Neste momento, a instituição tem dois atletas com síndrome de Down que participam regularmente em estágios de atletismo da selecção nacional e que representam Portugal em campeonatos da Europa e do Mundo.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS