VÍDEO | Festival ‘Celestino Graça’ arranca hoje em Santarém

De 3 a 9 de Setembro, a Casa do Campino, em Santarém, recebe a grande “Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo” naquela que é a 60ª edição do Festival “Celestino Graça”.

Ludgero Mendes, director do Festival, não tem dúvidas que a edição deste ano “consolidará o novo ciclo” na vida do certame, iniciado com o seu regresso ao “chão sagrado que o viu nascer”, o Campo Infante da Câmara e a Casa do Campino, “espaço de grande valor simbólico” onde ocorrem quase todos os momentos da programação.

Numa organização do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, em parceria com a Câmara Municipal e a Liga dos Amigos do Festival Celestino Graça, o certame inclui espectáculos de Fado, Folclore nacional e internacional, música popular, bandas filarmónicas, concertinas, para além de exposições de artesanato e de fotografia e mostra gastronómica.

Este ano, e como “grande novidade”, assiste-se à recuperação do Festival Infantil de Folclore, designado de “Cidade de Santarém”, pois, como explica Ludgero Mendes, “as crianças que andam nos grupos de folclore são a nossa esperança de que o projecto de salvaguarda das nossas tradições não se perca nos anos mais próximos”.

Nesta edição do Festival “Celestino Graça” participam seis grupos folclóricos estrangeiros, em representação de Argentina, Brasil, Colômbia, Croácia, Espanha e Sérvia, e nove grupos folclóricos portugueses, em representação do Douro Litoral, da Beira Alta, da Beira Baixa, da Alta Estremadura, do Ribatejo e do Algarve.


PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS