VÍDEO | Governo apresenta Agenda para a Inovação na Agricultura na Agroglobal

A Agroglobal, certame que se realiza no Mouchão do Esfola Vacas, na freguesia de Valada, concelho do Cartaxo, foi esta sexta-feira, 11 de Setembro, palco da apresentação da Agenda para a Inovação na Agricultura, uma a visão estratégica para a agricultura, alimentação e território.

O primeiro-ministro, António Costa, que abriu a sessão começou por destacar importância do sector e a resistência dos agricultores durante a pandemia, que nunca baixaram os braços e continuaram a alimentar os portugueses.

António Costa deixou ainda um elogio à organização da Agroglobal, afirmando que é um dos eventos que mais o tem agradado.

PUBLICIDADE

Joaquim Pedro Torres, responsável pela Agroglobal, realça que as dificuldades ainda não foram ultrapassadas e o País tem de olhar para o futuro da agricultura.

O Governo quer aumentar em 60 por cento o investimento em investigação e desenvolvimento no agro-alimentar e ter 80 por cento dos novos agricultores em territórios de baixa densidade e mais de metade da área agrícola em regime de produção sustentável.

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, apresentou as metas do plano da Agenda para a Inovação na Agricultura, que foi aprovado recentemente em Conselho de Ministros.

Segundo a governante a agenda, começou a ser preparada em Outubro e passou pela auscultação de “mais de mil cidadãos” de todo o país, contém “cinco intenções estratégicas com cinco metas”, tendo sido criados quatro pilares, identificando os seus destinatários, e traçadas “15 iniciativas emblemáticas e 71 linhas de acção”, que vão materializar as metas e os objectivos.

O plano inclui uma rede de inovação estruturada por 24 pólos, “unidades que criam valor para a produção nacional”, numa “rede de incubação de base rural”, em todo o território, ligada a “outros centros de saber”.

Santarém terá um pólo dedicado à mitigação e agricultura circular, a funcionar na Estação Zootécnica Nacional – Fonte Boa, em Vale de Santarém.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS