Maria Helena Domingues Ferreira Stoffel Lemos, por todos conhecida como Helena Stoffel, foi hoje homenageada pela União de Freguesias da Cidade de Santarém e Câmara de Santarém com a atribuição do seu nome a uma rua da cidade, em reconhecimento pela sua “dedicação à causa pública” e pelo seu importante papel “no enriquecimento da democracia e do poder local em Santarém”.

Helena Stoffel mudou-se para Santarém em 1961 quando o marido foi transferido para o Banco Nacional Ultramarino em Santarém. Formou-se aos 18 anos pela Escola Magistério Primário de Lisboa e lecionou em várias aldeias do distrito de Santarém desde essa idade.
Posteriormente, licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e lecionou na Escola do Magistério Primário de Santarém, onde também foi diretora até à sua extinção.


A sua vida esteve sempre ligada à docência que utilizou de forma elevada.
No desempenho das suas funções, foi sempre uma referência pela excelência e relevância do trabalho, que desenvolveu, quer na área do ensino, quer em cargos associativos e culturais que assumiu em prol da comunidade.
Do seu percurso político destaca-se o exercício de membro da Assembleia Municipal de Santarém de 1976 a 1979, e em 1980 o de vereadora para a área da Educação, cargo que ocupou durante seis anos, nomeada pela Câmara Municipal participou em todos os atos eleitorais como membro das mesas eleitorais de 1976 a 2005 onde exerceu todos os cargos de escrutinador a presidente.
Militante do Partido Social Democrata, mulher simples, cidadã exemplar, dedicada à causa pública, destaca-se pelo seu importante papel no enriquecimento da democracia e do poder local em Santarém.
Como cidadã, lutou e reivindicou pelos interesses da sua terra e da região, empenhando-se de uma maneira muito especial em tudo o que fazia. Serviu Santarém com dedicação e carinho, de uma forma simples e direta, tendo exercido cargos de direção, a convite de Pedro Canavarro integrou a direção do Circulo Cultural de Santarém, em 1986, tendo exercido esse cargo durante 21 anos. Ainda em 1986 integrou a direção da Banda dos Bombeiros de Santarém, cargo que exerceu durante nove anos. Em 1990 integrou a Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, tendo ainda assumido funções de diretora da Casa do Professor se Santarém.
“Não só pela sua obra, recordamo-la também pela pessoa que é, uma mulher nobre na maneira de ser, de sorriso constante, a generosidade que a caracteriza, a humildade e a doçura da sua expressão realçam o seu perfil de pessoa afetuosa e geradora de consensos desprovida de vaidades e de ambições pessoais”, afirmou o presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Carlos Marçal.


A “Rua Drª. Helena Stoffel (Autarca)” tem início na Rua de Olivença e vem terminar nesta mesma rua.

Leia também...

Distrito de Santarém em risco muito elevado de exposição aos raios UV

Quase todo o país está esta terça-feira, 6 de Agosto, em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), Santarém é um dos…

Número de óbitos do lar de Minde sobe para 15

 O número de mortos por covid-19 do Centro de Bem-Estar Social de Minde, em Alcanena, subiu hoje para 15, havendo agora um total de…

Mais de 500 pessoas recebem apoio alimentar da Câmara Municipal de Azambuja

Cerca de 530 pessoas estão a beneficiar de apoio alimentar da Câmara Municipal de Azambuja, no distrito de Lisboa, segundo o balanço do mês…

GNR identificou assaltantes de café em Rio Maior

A GNR de Rio Maior, identificou no dia 30 de Julho, um casal, de 34 e 23 anos, por roubo num estabelecimento de restauração,…