Um homem interrompeu a missa da manhã do passado domingo, 15 de Novembro, na Igreja da Sagrada Família, no Entroncamento, para se manifestar contra a presença do cristianismo no continente africano.

“Vocês têm que sair de África. Não queremos cristianismo em África”, disse o homem, que ao ser interpelado pelo padre para este “calasse a boca”.

O insólito momento foi captado pela transmissão em directo na página de Facebook da paróquia, quando o homem subiu ao altar e expulsou um dos participantes da cerimónia religiosa.

Antes de ver o microfone ser desligado, o homem afirmou que “a gente quer construir a nossa África”, e voltou a dizer que os missionários cristãos “têm que deixar que a África se desenvolva por ela própria”.

A situação durou cerca de cinco minutos e o padre voltou à celebração da missa assim que o homem saiu da igreja.

Em comunicado, o Comando Distrital de Santarém esclareceu que recebeu “informação por contacto telefónico sobre a perturbação da cerimónia religiosa”, tendo se dirigido de imediato para a Igreja da Sagrada Família.

À chegada ao local, no largo da igreja, os Polícias foram “de imediato abordados por um cidadão”, que os informou ter “interrompido a celebração eucarística, pedindo muitas desculpas pelo acto”. O homem justificou o seu comportamento “por não se encontrar bem, nomeadamente por ter ingerido bebidas alcoólicas”.

A PSP identificou o cidadão e acabou por encaminha-lo ao seu domicílio.

A PSP deu conta da ocorrência à Procuradoria da República da Comarca de Santarém – Núcleo do Entroncamento.

Leia também...

Atropelamento provoca um ferido grave em Alpiarça

Uma pessoa ficou com ferimentos graves na sequência de um atropelamento na Estrada Nacional (EN) 118, esta quarta-feira, 12 de Junho, junto à igreja…

Distrito de Santarém em alerta vermelho para incêndios

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou os distritos de Santarém e Faro em alerta de prontidão de nível vermelho, devido…

Surto no Lar da Santa Casa de Santarém com 26 utentes e 9 funcionários infectados

26 utentes e nove funcionários da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de S. Domingos, em Santarém, testaram positivo à covid-19. Segundo um comunicado…

PSD questiona Governo sobre degradação do quartel da GNR de Coruche

Os deputados do PSD eleitos por Santarém questionaram na quarta-feira, 4 de Dezembro, o ministro da Administração Interna sobre a “urgência” da reparação do…