O nome de Jorge Justino está intrinsecamente ligado ao Instituto Politécnico de Santarém, instituição que presidiu entre 1996 – à excepção do mandato de 2006 a 2010 – e 2018.

Foram duas décadas de labor como o timoneiro de uma das instituições âncora da região, mas a sua ligação ao politécnico, em particular à Escola Superior Agrária, vem de muito antes.

Distinguido recentemente com o ‘Prémio Carreira’ do Rotary Club de Santarém, Justino declarou ao nosso jornal: “Sempre me dediquei intensamente às instituições por onde passei e à própria cidade de Santarém, ao seu desenvolvimento, às empresas e continuarei a fazer tudo o que for possível, para que haja um desenvolvimento nesta região do Ribatejo. Como ainda me sinto um jovem continuarei a trabalhar em prol do sucesso da região e de Portugal para que este seja um país cada vez mais reconhecido também a nível internacional”.

Homem ligado à ciência e fiel às raízes, Jorge Justino nasceu em 1948 no seio de uma família burguesa, fez a primária na escola de São Bento e prosseguiu os estudos no Liceu Nacional de Santarém, actual Escola Secundária de Sá da Bandeira.

Aí começou a desenhar-se uma carreira docente e académica que o levaria à Escola Secundária Ginestal Machado e à Escola Superior Agrária. Casado e pai de um filho já adulto, considera-se um homem interessado pela cultura, nas suas várias vertentes, mas a sua grande paixão é a ciência.

Professor Coordenador Principal Jubilado da Escola Superior Agrária de Santarém, Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia Química, pelo Instituto Superior Técnico – Universidade Técnica de Lisboa, em cooperação com a Universidade de Manchester, U.K., com Agregação em Química Alimentar pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Foi Vice-Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Professor Coordenador Principal e Director da Escola Superior Agrária de Santarém e presentemente jubilou-se como Presidente do Instituto Politécnico de Santarém (no final do seu 5º mandato) e membro do CCISP.

Áreas de investigação: química alimentar, valorização de recursos naturais e qualidade de vida, alimentos funcionais, actividades biológicas e estudos de toxicidade.

É membro de várias redes na Europa, nomeadamente do Tratado de Windsor, da Prion Chemical Biology Network (PCBNet) e da Euroglycoforum, financiada pela European Science Foundation.

Representou o Instituto Politécnico de Santarém na European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing, que integra metas propostas para a estratégia 2020 da Europa.

É autor de vários artigos, conferencista, investigador em diversos projectos científicos e detém várias patentes na sua área de investigação.

Tem sido distinguido com várias homenagens e menções honrosas nas áreas: Científica, Cultural e de Desenvolvimento.

Presentemente, integra o Conselho Científico da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém como investigador convidado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…