VÍDEO | Primeiro crematório do distrito de Santarém começa a funcionar a 1 de Junho

A Câmara Municipal de Almeirim assinalou, este sábado, a conclusão da obra do Crematório Municipal, com uma cerimónia simbólica que contou com a presença de Duarte Cordeiro, secretário de estado dos Assuntos Parlamentares, autarcas e representantes religiosos.

O Crematório Municipal de Almeirim, é a primeira estrutura do género no distrito de Santarém e vai entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, 1 de Junho. A infra-estrutura representou um investimento de cerca de 500 mil euros para a autarquia, que acelerou o processo por não haver na região este tipo de resposta e por, face à actual pandemia, ser a mais recomendada para óbitos provocados pelo novo coronavírus.

Para o autarca de Almeirim, a inexistência de capacidade de cremação na região, leva familiares e amigos a fazer muitos quilómetros ou a esperar, por vezes, mais dias do que a lei impõe.

PUBLICIDADE

A infra-estrutura será gerida directamente pela Junta de Freguesia de Almeirim, que irá pagando ao município o investimento realizado a partir dos lucros obtidos.

Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e coordenador para a resposta à pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, realçou a importância do equipamento e elogiou a resposta que os autarcas da região dão às populações.

O crematório de Almeirim é o primeiro a entrar em funcionamento dos três que estão a avançar na região, sendo o único que optou por entregar a exploração à Junta de Freguesia de Almeirim. Os outros dois crematórios estão a ser construídos em Santarém e no Entroncamento, ambos resultantes de investimentos privados.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS