O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, inaugurou esta terça-feira, 9 de Julho, o novo quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Alcanena, num investimento de 450 mil euros da administração central e contou com o apoio do município, permitindo fechar as instalações “degradantes” em que os militares se encontravam desde 1921.

As obras de adaptação do edifício adquirido em 2015 pela Câmara de Alcanena à EDP iniciaram-se há um ano, tendo o município cedido as instalações ao MAI.

Eduardo Cabrita afirmou ser com “muita alegria” que viu resolvido em dois anos um problema com mais de 20 anos e realçou o impacto da Lei de Programação de Investimentos, que disponibiliza, entre 2018 e 2021, uma verba de 450 milhões de euros para investimento nas forças e serviços de segurança.

Segundo o ministro, neste momento existem cerca de 80 instalações das forças de segurança em várias fases de intervenção, realçando as que estão em curso no distrito de Santarém.

A presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, lembrou os mais de 20 anos de “muitos contactos, reuniões, insistências”, com o avanço da obra esta terça-feira inaugurada a ser desbloqueado depois da visita que a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, realizou ao concelho em 2016.

Tal como prometido há um ano, na assinatura do auto de consignação, Fernanda Asseiceira entregou hoje ao posto territorial uma viatura, reafirmando o apelo para que haja reforço de efectivos da GNR.

Na mesma sessão, o ministro presidiu à entrega das últimas 25 viaturas para a Unidade de Protecção e Socorro da GNR (destinadas aos distritos de Bragança, Viseu e Aveiro), a qual diz ser uma “componente essencial” no combate aos incêndios rurais.

Leia também...

Despiste de carrinha provoca dois feridos graves e três ligeiros na EN 368

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros provocou dois feridos graves e três ligeiros, entre eles uma criança, na noite desta segunda-feira, 25…

Fábrica da Silvex com um trabalhador infectado encerrada para descontaminação

A empresa de plásticos e papel Silvex encerrou este sábado, 21 de Março, a sua fábrica em Benavente para fazer uma “descontaminação total”, depois…

Sobe para oito o número de mortos no Centro Social do Pego

Oito mortos é o novo balanço do surto de covid-19 no Centro Social do Pego, concelho de Abrantes, disse hoje a delegada de Saúde,…

Homem detido por posse ilegal de arma e violência doméstica

A Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Santarém deteve um homem de 63 anos por posse ilegal de arma na sexta-feira, 1 de…