A cidade de Rio Maior celebrou na quarta-feira, 6 de Novembro, os 183 anos de elevação a concelho com homenagens a entidades e personalidades Riomariorenses e ainda com várias actividades ao longo do dia.

As comemorações da data iniciaram com a cerimónia do hastear da Bandeira, que contou com Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior e Guarda de Honra pelo Agrupamento de Escuteiros 403 de Rio Maior, na Praça da República.

Posteriomente, realizou-se a Sessão Solene Comemorativa dos 183 anos de concelho, no Cineteatro de Rio Maior, onde o Município prestou homenagem aos sete funcionários que se aposentaram durante o ano de 2018, entre eles Jorge Miguel, treinador da marchadora Inês Henriques. Seguiu-se a este momento a entrega das Medalhas de Mérito Municipal Grau Prata que reconheceu três entidades. A Socivsal, Lda, empresa de produtos para restauração sediada no concelho, o Lar Fausta Sequeira Nobre e a Universidade Sénior de Rio Maior foram a entidades agraciadas.

https://youtu.be/cu_0grZgxb8

O momento alto da cerimónia ocorreu com a entrega da Medalha de Honra do Município de Rio Maior ao marchador João Vieira, atleta que se sagrou recentemente vice-campeão mundial dos 50 km marcha nos Campeonato do Mundo de Atletismo, que se realizaram em Doha, Qatar.

Ao Correio do Ribatejo, Filipe Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, realça que comemorar Rio Maior é “sempre um motivo de festa”.

“Comemorar e honrar todos aqueles, que antes de nós, tudo fizeram para que o concelho tivesse a prosperidade que tem hoje e estivesse na senda do sucesso, é para nós uma obrigação e um privilégio. Comemorar esta data é sempre e obviamente uma vontade grande de quem tem a obrigação de dirigir os destinos do concelho e a prova disso está na adesão da comunidade e nesta alegria que se vive aqui.”, refere o autarca ao nosso jornal.

Após a cerimónia solene, o Jardim Municipal da cidade recebeu a Homenagem aos Riomaiorenses, onde foram depositadas coroas de flores no Obelisco Comemorativo do 1º Centenário do Concelho, no Monumento aos Combatentes e no Monumento de São Nuno de Santa Maria.

As actividades do dia de Elevação a Concelho continuaram com missa solene pelos Riomaiorenses falecidos, na Igreja Paroquial de Rio Maior. Ao início da tarde foi inaugurada a Ciclovia Rio Maior – Asseiceira, com início em Asseiceira, as actividades prosseguiram com uma visita à Villa Romana de Rio Maior e o dia terminou com a inauguração do Espaço do Cidadão da Freguesia de Alcobertas.

O encerramento das comemorações acontece no dia 9 de Novembro, com o espectáculo ‘Porta com Porta’ que conta com os actores Sofia Alves e João de Carvalho.

Leia também...

Mais de duas centenas de operacionais e oito meios aéreos combatem incêndio em Rio Maior

Um incêndio que deflagrou na freguesia de Arrouquelas, no concelho de Rio Maior, está a mobilizar pelas 16h30 mais 200 operacionais, mais de 50…

Benavente baixa orçamento em 2019 para 19,2 milhões de euros

O orçamento do município de Benavente vai ser, em 2019, de 19,2 milhões de euros, cerca de um milhão de euros abaixo do que…

VÍDEO|Santareno evocado em ano de Centenário

Nome maior do teatro português e figura incontornável da cultura, o nome de Bernardo Santareno é sobejamente conhecido mas muita da sua obra permanece…

Igreja quer cemitérios abertos a 1 e 2 de Novembro

Foto ilustrativa A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pediu que os cemitérios se mantenham abertos nos dias de Todos os Santos e de Todos os…