A Cerimónia da tomada de posse do novo executivo da Câmara Municipal de Vila de Rei, assim como da Assembleia Municipal, resultantes das eleições do passado dia 12 de Outubro, realizaram-se no passado dia 28 de Outubro, no Salão Nobre dos Passos do Concelho.
O ato solene marcou o inicio de um novo ciclo autárquico, liderado por Paulo César Luís, eleito Presidente da Câmara Municipal, num ambiente “marcado pela continuidade, responsabilidade e confiança no futuro do concelho”, refere o município de Vila de Rei em comunicado.
Numa cerimónia presidida pelo Presidente da Assembleia Municipal Cessante, Paulo Brito, tomaram primeiro posse os elementos da Assembleia Municipal, tendo a palavra Ricardo Aires, empossado como novo presidente da Assembleia.
“É com honra e responsabilidade que assume as suas funções, assumindo a sua gratidão pela confiança depositada e por poder continuar a contribuir para esta terra, que ao longo de 12 anos de mandato pôde tão bem conhecer”, afirmou.
O novo presidente da Assembleia Municipal destacou ainda os “excelentes resultados obtidos nestas eleições”, o que reflete “o reconhecimento do trabalho feito e a confiança dos Vilarregenses”.
Ricardo Aires entalteceu também as qualidades do novo presidente, expressando “total confiança na sua capacidade de liderança”, sabendo que o concelho “está em boas mãos”.
Após a tomada de posse, o novo Presidente da Câmara Municipal dirigiu-se aos presentes reconhecendo “a grande responsabilidade que os resultados de uma maioria plena representam”, assumindo compromisso de dar “ainda mais voz ao povo”.
Paulo César Luís enalteceu “o papel e o contributo das gerações mais jovens”, implementando o Orçamento Participativo Jovem, um instrumento de democracia participativa que pretende incentivar a apresentação de ideia e projetos, reafirmando, assim, que a aposta na juventude “continuará a ser uma prioridade deste novo mandato”.
O novo autarca sublinhou ainda que “nesta caminhada cabem todos” e que pretende “falar com todos, por todos e para todos”, reforçando “a ideia de união e de participação coletiva na construção do futuro do concelho”.
O Presidente da Câmara agradeceu a Ricardo Aires pela aposta e confiança “depositadas desde tenra idade até ao presente”, sublinhando que “ninguém lidera sozinho” e que todos “devem sentir-se parte da solução”, pois “o contributo de todos é muito importante”.
Por último, Paulo César Luís anunciou que as reuniões do executivo municipal passarão a ser públicas, “como sinal claro de transparência e proximidade”, e que serão descentralizadas, realizando-se nas freguesias do concelho e nas aldeias mais próximas, “sempre no superior interesse dos vilarregenses”, garantiu.
Os resultados das eleições de 12 de Outubro garantiram ao PSD cinco lugares no Executivo camarário: Paulo César Luís, Rosa Martins, Miguel Silva, Diogo Domingos e Sandra Carvalho. Na Assembleia Municipal, o PSD conseguiu eleger doze membros efetivos, dois do PS e um do Chega.
A sessão contou com a presença de autarcas eleitos, representantes de instituições locais e munícipes.
