O Município de Vila de Rei recebeu um Veículo Florestal de Combate de Incêndios (VFCI05) para reforçar a frota da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei, através da sua candidatura CENTRO 2023-2024-37, na área Temática Ação Climática e Sustentabilidade (RE ACS). Informou hoje o Município em comunicado.
Segundo a nota informativa, o projeto integra-se na Estratégia 2030 – Investimento Territorial Integrado (ITI) da CIM Beira Baixa, na tipologia de ação “Proteção Civil e Gestão Integrada de Riscos”, tendo o investimento sido cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Centro 2030.
“É essencial continuar a investir no reforço da capacidade de prevenção, de defesa e de resposta face aos riscos associados aos incêndios rurais, contribuindo para a segurança e proteção dos operacionais que combatem os incêndios e protegem a nossa população”, afirmou Paulo César Luís, presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, citado na nota de imprensa.
Com esta nova aquisição, que aumenta a dimensão da frota disponível para o combate a incêndios, o município acredita que será “aumentada a capacidade de defesa do território” e consequente “diminuição do poder destrutivos dos fogos florestais”, conferindo “maior segurança e eficácia nas deslocações aos operacionais”.
