O município de Vila Nova da Barquinha anunciou o lançamento do concurso público de 1,1 milhões de euros para construção do sistema de drenagem de águas residuais Limeiras e Matos, investimento que fixa a cobertura de saneamento básico em 97%.

O investimento vai ser efectuado na freguesia de Praia do Ribatejo e representa uma “velha ambição” do município de Vila Nova da Barquinha que “vai, finalmente, ser materializada”, refere o presidente da Câmara Municipal, Fernando Freire (PS), citado numa nota da autarquia divulgada hoje.

Para Fernando Freire, a concretização da empreitada em Limeiras e Matos é “motivo de grande regozijo para a população e para a Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo”, pois “permitirá melhorar a qualidade das massas de água, protegendo e valorizando o ambiente natural e humano”.

No comunicado, a autarquia adianta que a obra será adjudicada pela empresa Tejo Ambiente – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Médio Tejo, por cerca de 1,1 milhões de euros, num investimento que “representa um aumento da cobertura de saneamento básico no concelho de Vila Nova da Barquinha para uma taxa próxima dos 97%, uma das mais elevadas na região” do Médio Tejo.

“Temos problemas históricos na nossa região de qualidade da água devido ao tratamento insuficiente de águas residuais urbanas ou industriais, sendo que, com a obra lançada agora a concurso público para as localidades de Limeiras e Matos, e com execução no corrente ano 2021, ficamos com a zona norte da freguesia da Praia quase toda coberta com saneamento básico, um sonho antigo destas populações”, disse à Lusa Fernando Freire.

O prazo para a apresentação de propostas para a execução da empreitada está a decorrer e apresenta um plano de execução a 240 dias, sendo esta uma das intervenções que constam no Plano de Investimentos da recém-criada empresa intermunicipal Tejo Ambiente, à qual o concelho de Vila Nova da Barquinha aderiu, em 2020, com uma quota de 7,6% do capital social.

A empresa, que abrange ainda Tomar, Ourém, Ferreira do Zêzere, Sardoal e Mação, assume as responsabilidades relacionadas com a água, saneamento e recolha de resíduos.

Com a execução desta empreitada, o saneamento de Limeiras e Matos ficará ligado ao Sistema Interceptor de Águas Residuais – ETAR da Praia do Ribatejo, infra-estrutura a funcionar desde Dezembro de 2016.

Em 2020, ficou também concluído o Sistema de Drenagens de Águas Residuais e Domésticas da zona norte da freguesia da Praia do Ribatejo, nas povoações de Portela das Laranjeiras, Laranjeira, Casal dos Pintainhos, Casal Jacinto, Vale Poços, Fonte Santa e Madeiras, com ligação à mesma ETAR.

Leia também...

Festival da Biodiversidade de Alcanena é um alerta anual de consciências para a preservação do ambiente

A 3.ª edição do Festival da Biodiversidade – OBSERVACARSO, foi inaugurada este sábado, dia 18 de Maio, que decorre entre 18 e 22 de…

“As pessoas têm que perceber que o tratamento dos resíduos tem um custo”

É no Eco Parque do Relvão que, desde 1996, são recepcionadas e tratadas as cerca de 90 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, produzidos…

Câmara de Azambuja reafirma empenho em encerrar o aterro da Triaza

A Câmara Municipal de Azambuja reafirmou que está “empenhada” em encerrar o aterro do concelho, e acusou a empresa gestora de negar o acesso…

Rotary Club de Almeirim promove palestra sobre Gestão Ambiental em Adegas

O Rotary Club de Almeirim vai promover no próximo dia 6 de Março, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal de Almeirim, uma palestra sobre “Gestão…