A Vinexpo é uma das maiores exposições para profissionais de vinhos e bebidas espirituosas de todo o Mundo, realizada desde 1981, de dois em dois anos, em Bordéus. Acontece que, este ano, o evento rumou de Bordéus para Paris. Realizou-se, assim, de 10 a 12 de Fevereiro, a primeira edição da Vinexpo Paris e os Vinhos do Tejo não faltaram à chamada!
Um cluster de 14 produtores – Adega de Almeirim, Agro-Batoréu, Alveirão, Casa Agrícola Paciência, Casa Cadaval, Casal da Coelheira, Enoport Wines, Falua, Fiuza, Quinta da Badula, Quinta da Lagoalva, Quinta da Lapa, Quinta da Ribeirinha e Quinta do Casal Monteiro –, apoiado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, reuniu-se num stand colectivo com mais de setenta metros quadrados, no Pavilhão 7, da Paris Expo Porte de Versailles.
A presença dos Vinhos do Tejo representou quase 20% da comitiva nacional, composta por cerca de 75 produtores, originários de diferentes regiões vitivinícolas, sendo que Portugal teve a participação internacional mais numerosa no certame. Um sinal de vitalidade dos produtores do Tejo e de que é para continuar a estratégia delineada pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo: promover os Vinhos do Tejo dentro de portas, mas apostar forte e de forma concertada no mercado mundial.
Uma excelente oportunidade para promover os Vinhos do Tejo e a sua qualidade naquele que é o primeiro destino mundial dos vinhos portugueses. De acordo com os dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), divulgados na última edição do Fórum Anual Vinhos de Portugal, as exportações para França representaram, em valor, 83 milhões de euros, registando-se uma subida de 0,7% no preço médio (valores até Setembro de 2019).
A Vinexpo Paris resultou da iniciativa colectiva e inédita dos organizadores da Wine Paris (Comesposium) e da Vinexpo Paris (Vinexpo) de promover um certame único em 2020. A feira contou com a presença de 700 expositores e mais de sete mil visitantes.