A exposição de rua ‘Vamos ver as montras’, que se encontra dispersa por diversas montras de antigas lojas do centro histórico de Santarém, vai ser o tema para três visitas guiadas que vão decorrer nos próximos meses, com início a 28 de janeiro, prosseguindo a 25 de Fevereiro e terminando a 25 de Março, sempre aos fins-de-semana, nas manhãs de sábado, a partir das 10h, sendo o ponto de encontro, da visita no próximo sábado, na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário).

As visitas vão recordar a memória do pujante comércio de outros tempos e serão guiadas pelo historiador José Raimundo Noras, o responsável pela pesquisa e pelos textos que lembram o contexto das antigas lojas. Durante o passeio vai ser recordada uma época em que o coração da cidade era ocupado na totalidade por dezenas de pequenos estabelecimentos e alguns armazéns que ofereciam uma imensa variedade de artigos que satisfaziam as necessidades da população local e atraiam igualmente clientes vindos das proximidades.

A expressão popular ‘Vamos ver as montras’, evoca um tempo em que o comércio tradicional era dominante e não tinha sido invadido pelos grandes retalhistas com grandes superfícies comerciais. Ainda hoje usada por algumas camadas da população, que lembram com saudade uma época em que o passeio, sobretudo noturno, pelo centro histórico era um verdadeiro ritual social que se repetia semanalmente, ou mesmo diariamente. Afinal, havia sempre novidades nas centenas de montras decoradas que então dominavam o coração do comércio da cidade.

Esta primeira edição do projeto ‘Vamos ver as montras’ no Centro Histórico foi apresentada no início do último mês de dezembro pelo Município de Santarém e é acompanhada por um folheto que inclui um mapa que assinala todos os locais onde foram colocadas telas com fotos dos locais retratados e pequenos textos explicativos com a história das antigas lojas e dos espaços que ocupavam. Foram também incluídas recortes de jornais e reproduções de anúncios publicados na Imprensa. A exposição pode ser vista nas montras situadas na Praça Sá da Bandeira, na Rua Capelo & Ivens, Rua Serpa Pinto, Rua João Afonso, Rua Guilherme de Azevedo e Rua Dr. Teixeira Guedes

A participação nas visitas, organizadas pelo Município de Santarém em parceria com a Associação Comercial, Empresarial e Serviços – ACES Santarém, é gratuita, mas será necessária uma inscrição prévia através do endereço de email:  jose.noras.ext@cm-santarem.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.