Foto: VOLver

4ª edição do programa cultural acolhe até Dezembro, várias atividades culturais nos dois concelhos, com o intuito de reconciliar o passado, para sonhar com um futuro mais justo e livre.

Os concelhos de Vila Nova da Barquinha e de Torres Novas, no distrito de Santarém, vão acolher até Dezembro dezenas de iniciativas culturais sob o lema “Reconciliação”, no âmbito do VOLver, programa cultural em rede que junta aqueles municípios.

A programação do “Volver”, inclui um vasto programa de música, cinema, dança, exposições, teatro e conferências, assim como a possibilidade de visitar os locais e os espaços que os identificam, sendo o evento apresentado como “um convite para explorar o processo essencial de reconstrução de laços e convívio harmonioso, após o fim do conflito e a conquista da liberdade”.

O VOLver, na sua quarta edição, apresenta, entre Julho e Dezembro, uma “programação versátil e universal”, na qual, segundo a organização, cada evento é uma “celebração de união e partilha”, assim como uma “oportunidade de descobrir como a arte nos inspira a reconciliar-nos com o passado e a sonhar com um futuro mais justo”.

Em comunicado, a organização indica que o tema “Reconciliação” simboliza a “continuidade do ciclo iniciado nas edições anteriores”, com os motes “Liberdade” e “Cessar-Fogo”, propondo-se como um “passo essencial no processo de cura e reconstrução de laços — sejam eles sociais, pessoais ou políticos”.

Com um investimento na ordem dos 40 mil euros, repartido em partes iguais pelos dois municípios, o cartaz apresenta um programa multidisciplinar, que inclui música, teatro, cinema, dança e novo circo, entre outras expressões artísticas.

A programação de Julho arrancou em Torres Novas, no dia 11, com um concerto dos Folkatomik no Jardim das Rosas, e prossegue com música no dia 19 de Julho, na Praça da República, em Vila Nova da Barquinha, com o concerto “Pop Fiction”.

Segue-se, no dia 26 de Julho, às 11h00, no Largo 1.º de Dezembro, ainda na Barquinha, o espetáculo de novo circo “T0+1”, da autoria de Thorsten Grutjen.

Tendo afirmado que o VOLver, “mais do que um evento”, é um “movimento artístico e humano que reafirma a importância da arte como espaço de transformação”, a organização indica que a edição deste ano encerrará a 06 de dezembro, em Torres Novas, com uma mesa-redonda e debate aberto à população para “avaliar e refletir” sobre o projeto, e “recolha de contributos para novos ciclos de programação conjunta”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Blaya e Anjos nas Festas de São Miguel Arcanjo em Marinhais

As Festas em Honra de São Miguel Arcanjo decorrem de 31 de…

Francisco Maia Jerónimo “Ilustre Amigo” do Círculo Cultural Scalabitano

Francisco Maia Jerónimo foi esta tarde homenageado pelo Círculo Cultural Scalabitano (CCS),…

Festival Celestino Graça em Santarém de 3 a 9 de Setembro

O Festival “Celestino Graça” – A Festa das Artes e das Tradições…

Dia da Criança assinalado ‘online’ pelo Museu Nacional Ferroviário

O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, vai assinalar o Dia Mundial…