Foto: VOLver

4ª edição do programa cultural acolhe até Dezembro, várias atividades culturais nos dois concelhos, com o intuito de reconciliar o passado, para sonhar com um futuro mais justo e livre.

Os concelhos de Vila Nova da Barquinha e de Torres Novas, no distrito de Santarém, vão acolher até Dezembro dezenas de iniciativas culturais sob o lema “Reconciliação”, no âmbito do VOLver, programa cultural em rede que junta aqueles municípios.

A programação do “Volver”, inclui um vasto programa de música, cinema, dança, exposições, teatro e conferências, assim como a possibilidade de visitar os locais e os espaços que os identificam, sendo o evento apresentado como “um convite para explorar o processo essencial de reconstrução de laços e convívio harmonioso, após o fim do conflito e a conquista da liberdade”.

O VOLver, na sua quarta edição, apresenta, entre Julho e Dezembro, uma “programação versátil e universal”, na qual, segundo a organização, cada evento é uma “celebração de união e partilha”, assim como uma “oportunidade de descobrir como a arte nos inspira a reconciliar-nos com o passado e a sonhar com um futuro mais justo”.

Em comunicado, a organização indica que o tema “Reconciliação” simboliza a “continuidade do ciclo iniciado nas edições anteriores”, com os motes “Liberdade” e “Cessar-Fogo”, propondo-se como um “passo essencial no processo de cura e reconstrução de laços — sejam eles sociais, pessoais ou políticos”.

Com um investimento na ordem dos 40 mil euros, repartido em partes iguais pelos dois municípios, o cartaz apresenta um programa multidisciplinar, que inclui música, teatro, cinema, dança e novo circo, entre outras expressões artísticas.

A programação de Julho arrancou em Torres Novas, no dia 11, com um concerto dos Folkatomik no Jardim das Rosas, e prossegue com música no dia 19 de Julho, na Praça da República, em Vila Nova da Barquinha, com o concerto “Pop Fiction”.

Segue-se, no dia 26 de Julho, às 11h00, no Largo 1.º de Dezembro, ainda na Barquinha, o espetáculo de novo circo “T0+1”, da autoria de Thorsten Grutjen.

Tendo afirmado que o VOLver, “mais do que um evento”, é um “movimento artístico e humano que reafirma a importância da arte como espaço de transformação”, a organização indica que a edição deste ano encerrará a 06 de dezembro, em Torres Novas, com uma mesa-redonda e debate aberto à população para “avaliar e refletir” sobre o projeto, e “recolha de contributos para novos ciclos de programação conjunta”.

Leia também...

Cortejo dos Rapazes com 1.650 crianças dá início à Festa dos Tabuleiros em Tomar

A Festa dos Tabuleiros, que se realiza de quatro em quatro anos em Tomar, começa este fim-de-semana com destaque para o desfile de 1.650…

David Fonseca no Cine Teatro de Almeirim a 25 de Maio

O músico David Fonseca apresenta no próximo dia 25 de Maio o seu novo trabalho “Radio Gemini_Closer” no Cine Teatro, em Almeirim. Os bilhetes…

Teatro de Marionetas “Os Grandes Não Têm Grandes Ideias” no Teatro Sá da Bandeira

O Teatro Sá da Bandeira (TSB) recebe no próximo sábado, dia 17 de Outubro, pelas 11h30, “Os Grandes Não Têm Grandes Ideias”, pela Associação…

Filipe Nicolau apresenta ‘Licor’ no Centro Cultural do Cartaxo

Filipe Nicolau, cantor e compositor da banda ‘The Town Bar’, apresenta no próximo dia 7 de Setembro, o seu primeiro single a solo ‘Licor’…