A Câmara Municipal de Alcanena deliberou, por unanimidade, na sua reunião realizada a 4 de Março de 2019, a atribuição de um Voto de Pesar, em homenagem a José Lopes Pereira Lourenço, falecido a 5 de Fevereiro, aos 82 anos.

Segundo a autarquia, José Lourenço foi “homem determinado, que contribuiu para o desenvolvimento da sua freguesia e para a melhoria das condições de vida da população malhouense”.

O antigo autarca nasceu em Malhou, a 1 de Dezembro de 1936 e sempre viveu nessa localidade, tendo dedicado parte da sua vida à profissão de sapateiro, desenvolvendo, em simultâneo, alguma actividade agrícola.

PUBLICIDADE

Foi sempre um membro ativo da comunidade local, tendo contribuído fortemente para o desenvolvimento local, nas mais diversas áreas, nomeadamente, política, cultural e social.

José Lourenço integrou e liderou o executivo da Junta de Freguesia de Malhou, durante três mandatos, entre 1977 e 1985.

Em conjunto com outros elementos da comunidade malhouense, liderou o processo de construção da Casa do Povo da localidade de Malhou, no final da década de 1970, associação que contribuiu e continua a contribuir para a dinamização cultural e social local.

Foi também no seu mandato que foi construído o edifício sede da Junta de Freguesia de Malhou, inaugurado a 28 de dezembro de 1985.

A Câmara Municipal de Alcanena, a 8 de maio de 2014, na cerimónia realizada no âmbito das Comemorações do 1º Centenário da Fundação do Concelho de Alcanena, atribuiu a José Lopes Pereira Lourenço a Medalha de Mérito do Município de Alcanena – Grau Ouro, por ter desempenhado as funções de Presidente de Junta de Freguesia durante três mandatos.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Surto no CRIAL atinge todos os utentes residentes e já provocou um óbito

O Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) tem um surto activo…

Loja da Cavalinho assaltada no Centro Histórico de Santarém

A loja do Cavalinho foi alvo de um assalto na madrugada desta…