O Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo recebeu, nos dias 3 e 4 de Abril, enólogos e especialistas que provaram 48 vinhos tintos, 37 vinhos brancos e 11 vinhos rosé, para dois concursos que vão premiar o Melhor Vinho na Produção do Concelho do Cartaxo e do Tejo.

As provas dos dois concursos tiveram José Rodrigues como presidente do júri que contou com nove provadores – Pedro Gil, Maria Vicente, Francisco Cruz Ferreira, Carlos Sardinha, Maria Lucinda Carvalho, Verónica Pereira, Helena Mira, António Gaspar e Hernâni Magalhães.

Sérgio Oliveira, técnico municipal da área de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo e enólogo, um dos responsáveis pela organização dos concursos, assegurou que entre os provadores, “foi unânime a convicção de que, apesar das vicissitudes, essencialmente meteorológicas a que a campanha de 2018 esteve sujeita, os vinhos que se apresentaram revelaram-se de enorme qualidade. Alguns são mesmo surpreendentes pela elevada excelência apresentada”.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), lembrou que o Concurso de Vinhos do Cartaxo e o Concurso de Vinhos do Tejo, se realizam há 35 e há 20 anos, respectivamente, “foram criados e existem, para dar destaque ao trabalho dos produtores. A qualidade dos vinhos produzidos no Cartaxo, tal como em toda a região Tejo, tem vindo a crescer ao ritmo do investimento crescente das casas agrícolas na inovação. As mudanças que os produtores souberam fazer, em todas as fases do processo, a par da valorização do conhecimento ancestral, que nunca menosprezaram, dão hoje lugar a vinhos reconhecidos em todo o mundo. Estes concursos são um modo de premiar este esforço e reconhecer os resultados obtidos”.

As sessões de prova contaram com a participação de alunos da Escola Profissional do Vale do Tejo – Miguel Gonçalves e Paulo Alberto -, que estiveram acompanhados pelo professor José Pereirinha. Eduardo Abade foi responsável pelo sistema informático de classificação dos vinhos, e contou com o apoio dos técnicos da área de Informática do município. A logística necessária para os dois dias de provas, ficou a cargo dos trabalhadores do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.

Os vinhos premiados vão ser anunciados na Festa do Vinho do Cartaxo, que decorre de 30 de Abril a 5 de maio no Pavilhão Municipal de Exposições, e que este ano se apresenta com um convidado especial, o Pão. A cerimónia de entrega dos prémios dos dois concursos, terá lugar logo no primeiro dia da Festa do Vinho e Pão – cerca das 17h00. Durante a cerimónia, vai ser possível provar os vinhos vencedores nas várias categorias, no que vai ser a primeira prova de vinhos da Festa.

Leia também...

Comissão Vitivinícola Regional do Tejo inaugura nova sede em Almeirim

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) tem uma nova morada,…

Primeira aguardente vínica certificada do Tejo tem 20 anos e custa 196 euros

Produto da Quinta da Atela.

Vinhos do Tejo viajaram até à Polónia para promoção num dos mercados estratégicos

Depois da presença na 1.ª edição da Feira Internacional de Enoturismo (FINE),…

Antigas instalações do IVV renovadas para acolher “família do vinho” em Almeirim

Decorreu no final da tarde da passada quinta-feira, dia 11 de Outubro,…