14 infectados em novo surto de Covid-19 em Lar de Santarém

Dez utentes e quatro funcionários da residência sénior da Quinta do Valmonte testaram positivo à Covid-19. O Lar, situado na Portela das Padeiras, próximo da entrada Norte de Santarém, tem um total de 32 utentes e 23 funcionários e todos já foram testados ontem.

A gerente da Quinta do Valmonte, Teresinha Silva, explicou ao ‘Correio do Ribatejo’ que na madrugada do dia 1 de Setembro, um idoso “sentiu-se mal” e teve de deslocar-se ao Hospital de Santarém onde ainda se encontra hospitalizado como positivo.

Os restantes nove utentes que deram positivo no teste à Covid encontram-se separados dos restantes, noutro piso da residência, por indicação da Delegação de Saúde, enquanto os funcionários infectados estão nas suas casas a cumprir isolamento profilático.

PUBLICIDADE

Teresinha Silva afirmou ao ‘Correio do Ribatejo’ que a assistência aos idosos infectados funciona com equipas diferentes da dos restantes.

Teresinha Silva esclarece ainda, “que ao contrário do que tem sido afirmado”, esta residência funciona separadamente do Lar Fonte Serrã onde se verificou o primeiro surto em lares da região de Santarém, em que o director clínico e o enfermeiro responsáveis não são os mesmos.

As autoridades preparam já um plano de descontaminação do espaço e avaliam a situação dos utentes contaminados, podendo esta passar pela retirada temporária dos idosos das instalações.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS