A Câmara de Santarém vai proceder à substituição de 14074 luminárias por tecnologia LED, depois do Tribunal de Contas ter dado luz verde à segunda fase da empreitada.

Esta segunda fase de intervenção representa 64% do total de luminárias, repartidas por 395 postos de transformação a intervencionar, numa cobertura total de 93% do concelho.

O principal objectivo é a redução dos consumos energéticos e os custos de facturação de energia. Ao mesmo tempo esta mudança contribui para a redução de emissões de CO2 (1241 Ton/Ano) e para a renovação do parque de luminárias do concelho de Santarém, tendo em conta a necessidade de substituição de algumas luminárias que estão obsoletas ou em fim de vida útil, e que são substituídas por tecnologia LED.

A obra abrange as várias freguesia do concelho de Santarém, sendo que no seu final, ficam por substituir 1460 luminárias. As últimas luminárias vão sendo substituídas à medida que a sua vida útil assim o exija e, em simultâneo, com alguns projectos de reabilitação previstos para o Centro Histórico de Santarém.

Leia também...

Freguesias podem inscrever projectos de boas práticas no programa Eco-freguesias XXI

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) lançou a quarta edição do programa Eco-Freguesias XXI, que pretende distinguir as boas práticas ambientais e de…

Câmara de Azambuja diz que aterro vai encerrar mesmo com licença ambiental

O presidente da Câmara Municipal de Azambuja assegurou hoje que a autarquia não vai permitir a laboração do aterro do concelho “por muito mais…

Juntas de freguesia da região com sensibilização para consumo de água da torneira em prol do ambiente

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) anunciou a celebração de uma parceria com a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), tornando a água da…

Rotary Club de Almeirim promove palestra sobre Gestão Ambiental em Adegas

O Rotary Club de Almeirim vai promover no próximo dia 6 de Março, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal de Almeirim, uma palestra sobre “Gestão…