A Câmara de Santarém vai proceder à substituição de 14074 luminárias por tecnologia LED, depois do Tribunal de Contas ter dado luz verde à segunda fase da empreitada.

Esta segunda fase de intervenção representa 64% do total de luminárias, repartidas por 395 postos de transformação a intervencionar, numa cobertura total de 93% do concelho.

O principal objectivo é a redução dos consumos energéticos e os custos de facturação de energia. Ao mesmo tempo esta mudança contribui para a redução de emissões de CO2 (1241 Ton/Ano) e para a renovação do parque de luminárias do concelho de Santarém, tendo em conta a necessidade de substituição de algumas luminárias que estão obsoletas ou em fim de vida útil, e que são substituídas por tecnologia LED.

A obra abrange as várias freguesia do concelho de Santarém, sendo que no seu final, ficam por substituir 1460 luminárias. As últimas luminárias vão sendo substituídas à medida que a sua vida útil assim o exija e, em simultâneo, com alguns projectos de reabilitação previstos para o Centro Histórico de Santarém.

Leia também...

VÍDEO | Rio Alviela como há muito tempo não se via, com água limpa e sem poluição

Edgar Pinto e Stany Gonçalves, dois activistas anti-poluição do Rio Alviela, estiveram recentemente dentro do leito onde puderam constatar que o curso de água…

Nova estação elevatória na Chamusca elimina descargas poluentes no Rio Tejo

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) já tem a funcionar em pleno a nova estação elevatória do Porto do Carvão, na Chamusca, emissário…

Moradores lançam petição para retirar amianto do aterro de Azambuja

Um grupo de moradores de Azambuja lançou uma petição para reivindicar a retirada do amianto do aterro existente na vila, acusando a empresa gestora…

Vila Nova da Barquinha candidata-se a apoio para destruir ninhos de Vespa Asiática

O Município de Vila Nova da Barquinha submeteu recentemente uma candidatura, no âmbito do Fundo Florestal Permanente do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza…