Foto: Locomotiva “Andorinha” Ano de construção 1857, Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, Eduardo Branco, 2020

Na manhã do dia 28 de Outubro de 1856, realizava-se a Viagem Inaugural do Caminho-de-ferro em Portugal entre Lisboa e o Carregado, num troço aproximado de 36 quilómetros.

A composição que seguia com destino ao Carregado era composta por duas locomotivas a “Portugal” e a “Coimbra” e 16 carruagens, que levavam convidados entre eles ministros, altas personalidades e também a Família Real…

Porém o pior estava para vir… as duas locomotivas a vapor não foram capazes de rebocar todas as carruagens até ao fim, deixando várias pelo caminho: “Algumas, de convidados, nos Olivais. O wagon do Cardeal Patriarca, e do Cabido, ficou em Sacavém; mais um, recheado de dignatários, ficou ao desamparo na Póvoa”, como relata a Marquesa de Rio Maior.

Mas 25 dias antes uma comissão fiscalizadora tinha considerado que estavam reunidas as condições necessárias para a circulação nesse mesmo troço desde que se observassem certas regras, como a que determinava que os comboios não podiam ultrapassar os trinta quilómetros por hora…

E foi assim no meio de carruagens largadas pela linha que há 164 anos era inaugurado o caminho-de-ferro em Portugal… mas lembrem-se de uma coisa, o comboio é o progresso.

Eduardo Branco – Criador da Página Portugal Por Comboios

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…