17 funcionários do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) viram a sua situação laboral ser regularizada passando, assim, a integrar os quadros da unidade hospitalar.

A situação foi desbloqueada após a homologação das deliberações da Comissão de Avaliação Bipartida da Saúde pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças, do Trabalho da Solidariedade e Segurança Social e da Saúde. Esta regularização surge ao abrigo do PREVPAP, um programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública. Através deste programa os trabalhadores da Administração Central e do Sector Empresarial do Estado podem regularizar o seu vínculo laboral com o Estado.

Os requerimentos foram apresentados à Comissões de Avaliação Bipartida da Saúde (CAB) que emitiu parecer tendo por base a correspondência das funções exercidas a uma necessidade permanente do respetivo órgão, serviço ou entidade onde em concreto as mesmas são desempenhadas e sobre a adequação do vínculo jurídico às funções.

Segundo um comunicado da instituição, foi o rigor com que os procedimentos de candidatura foram trabalhados, que permitiu a autorização de 100% dos requerimentos apresentados pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, tornando-se, assim, uma das primeiras Instituições de Saúde do país com a regularização da totalidade das candidaturas apresentadas.

No despacho assinado pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças, do Trabalho da Solidariedade e Segurança Social e da Saúde pode ler-se que “O Programa de Governo do XXI Governo Constitucional prevê a limitação do uso pelo Estado de trabalho precário, estabelecendo uma política clara de eliminação progressiva do recurso a trabalho precário e a programas de tipo ocupacional no sector público como forma de colmatar necessidades de longa duração para o funcionamento dos diferentes serviços públicos”.

Leia também...

Centro Hospitalar Médio Tejo anuncia resultado negativo de 12,6 milhões de euros

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou um resultado negativo de 12,6 milhões de euros (ME) nas contas de 2021, cerca de metade…

Serviço de Cirurgia Geral da ULS da Lezíria promove dia de formação em serviço

Com o objetivo de assegurar o aperfeiçoamento contínuo das competências e habilidades dos enfermeiros e garantir a resposta às necessidades de formação expressas pela…

ACES Médio Tejo precisa de 31 médicos de família para servir 24% da população

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo tem atualmente 24% da população sem médico de família atribuído, cerca de 55 mil…

Hospitais do Médio Tejo abrem laboratórios à população para realização de testes

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou a abertura dos seus serviços de Patologia Clínica à população, e a possibilidade, mediante marcação, da…