A Câmara de Coruche aprovou o orçamento para 2020 no valor de 27,6 milhões de euros, sensivelmente abaixo do que vigorou este ano, com 11 milhões de euros destinados a investimento.

Em comunicado divulgado, o executivo de maioria socialista afirma que os documentos, que serão ainda submetidos à Assembleia Municipal, foram aprovados a semana passada na reunião de câmara, com a abstenção dos três eleitos da oposição (dois da CDU e um do PSD).

A Câmara de Coruche, liderada por Francisco Oliveira, destaca os investimentos públicos com recurso a financiamento comunitário, integrados no PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano), previstos para 2020.

Destes, refere a promoção da mobilidade sustentável, nomeadamente com a execução da segunda fase da ciclovia da EN 119, no troço Montinho do Brito/Erra, e as medidas para “melhorar o ambiente urbano”, como a requalificação do espaço público da frente ribeirinha – Jardim 25 de Abril e Largo João Felício – e do centro histórico da vila.

Na vertente do PEDU, que visa as comunidades desfavorecidas, está prevista a reabilitação e requalificação dos edifícios e do espaço público dos Bairros da Liberdade e 23 de Junho, no Couço, afirma a nota.

No âmbito da eficiência energética, o orçamento prevê a conclusão do projeto de iluminação pública, “ficando o concelho coberto em mais de 90% com tecnologia ‘led’ eficiente”, e investimentos nos “equipamentos com maiores gastos”, nomeadamente, no Museu Municipal, no Pavilhão Desportivo e nas Piscinas Municipais.

A criação do Parque Empresarial do Sorraia e da Incubadora de Empresas são apostas para captação de investimento para o concelho, estando também previsto um reforço nos apoios ao comércio, através do programa Lojas com Gente.

Segundo a nota, dentro das políticas sociais e educativas, em 2020 o município irá criar mais oito bolsas de estudo, ascendendo a um total de 53 bolsas de estudo por ano letivo.

A Câmara de Coruche vai manter em 2020 as taxas e impostos municipais, ou seja, 3% na taxa de participação variável em Imposto Sobre Rendimentos Singulares (IRS), 0,34% no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que mantém a redução familiar (de acordo com o número de dependentes) e 0,5% na Derrama para volumes de negócios até 150.000 euros e 1% acima desse valor.

Francisco Oliveira destaca o desempenho do município em matéria de eficiência financeira, citando o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que o coloca em primeiro lugar no distrito de Santarém e em 10.º no ‘ranking’ global dos municípios de pequena dimensão.

O executivo municipal de Coruche integra quatro eleitos do PS (57% dos votos nas autárquicas de 2017), dois da CDU (23%) e uma do PSD (15,3%). O concelho, com uma área de 1.116 quilómetros quadrados, está dividido em seis freguesias e tem perto de 20.000 habitantes.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…