Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Cerca de 19.000 infrações foram registadas pelas autoridades durante a campanha de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, que terminou na segunda-feira, 602 das quais relativas à não utilização ou uso incorreto de cintos de segurança, cadeirinhas para crianças e capacetes.

Esta campanha, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 10 e 16 de setembro e pretendeu alertar condutores e passageiros para a importância de se utilizar sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança.

A iniciativa foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Azeitão, Beja, Braga Évora e Santarém. Idênticas ações ocorreram nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Num comunicado conjunto, as autoridades referem que durante as operações das forças de segurança no âmbito desta campanha foram fiscalizados presencialmente 53,2 mil veículos.

No período da campanha as autoridades registaram 2.732 acidentes, de que resultaram 16 vítimas mortais, 45 feridos graves e 865 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2023, verificaram-se menos nove acidentes, mais quatro vítimas mortais, mais dois feridos graves e menos 75 feridos ligeiros.

Durante a semana da campanha as autoridades sensibilizaram 321 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas mensagens para promover o uso de cadeirinhas – homologadas e adaptadas ao peso da criança -, assim como de capacetes e cintos de segurança.

Leia também...

Campeão da Poda ensina a arte num workshop em Almeirim

O campeão nacional da poda, José Estêvão, de Almeirim, associou-se à Descularte na organização de um workshop que pretende manter viva uma arte tradicional,…

Carlos Ferreira deixa direcção do ACES Lezíria

Carlos Ferreira deixou a direcção-executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, cargo que ocupava desde 30 de Julho de 2018. O…

Preços? Sempre a subir… Por Ricardo Segurado

Há um efeito claro e sentido nas nossas carteiras, de forma muito evidente, desde há um ano para cá: uma clara subida dos preços…

Aeroporto: Regiões de Leiria e de Coimbra, Médio Tejo e Beira Baixa defendem Santarém como escolha ideal 

As comunidades intermunicipais (CIM) das regiões de Leiria e de Coimbra, e também do Médio Tejo e da Beira Baixa defenderam hoje, numa declaração…