Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Cerca de 19.000 infrações foram registadas pelas autoridades durante a campanha de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, que terminou na segunda-feira, 602 das quais relativas à não utilização ou uso incorreto de cintos de segurança, cadeirinhas para crianças e capacetes.

Esta campanha, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 10 e 16 de setembro e pretendeu alertar condutores e passageiros para a importância de se utilizar sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança.

A iniciativa foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Azeitão, Beja, Braga Évora e Santarém. Idênticas ações ocorreram nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Num comunicado conjunto, as autoridades referem que durante as operações das forças de segurança no âmbito desta campanha foram fiscalizados presencialmente 53,2 mil veículos.

No período da campanha as autoridades registaram 2.732 acidentes, de que resultaram 16 vítimas mortais, 45 feridos graves e 865 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2023, verificaram-se menos nove acidentes, mais quatro vítimas mortais, mais dois feridos graves e menos 75 feridos ligeiros.

Durante a semana da campanha as autoridades sensibilizaram 321 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas mensagens para promover o uso de cadeirinhas – homologadas e adaptadas ao peso da criança -, assim como de capacetes e cintos de segurança.

Leia também...

Bárbara Bandeira e David Carreira animam Festas da Boa Viagem

As festas em honra da Senhora da Boa Viagem regressam de 07 a 10 de Abril a Constância, tendo como cabeças de cartaz Bárbara…

Agrupamento de Escolas de Alcanena entrega diplomas a 138 adultos dos cursos EFA e RVCC

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Alcanena realizou no dia 30 de Setembro, no cineteatro S. Pedro, em Alcanena, uma sessão solene…

Coro do Círculo Cultural Scalabitano: 50 anos a dar boa música

A Sé Catedral de Santarém recebeu domingo, dia 18 de Dezembro, ao final da tarde, o Concerto Comemorativo dos 50 anos do Coro do…

Teatro Dom Roberto nas aldeias do Concelho de Sardoal

Entre 12 e 14 de Julho, várias aldeias do Concelho de Sardoal irão receber episódios de Teatro Dom Roberto (fantoches) numa acção que visa…