O Hospital de Dia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) mudou de instalações, situando-se agora num espaço com acesso directo ao exterior, junto às consultas externas do Departamento de Psiquiatria.

Segundo Miguel Neves, enfermeiro responsável pela Área de Ambulatório, o novo espaço possibilita “uma prestação de cuidados mais humanizada”.

O Hospital de Dia, que responde às necessidades do Departamento Médico e do Departamento Cirúrgico, é o local onde são prestados cuidados de saúde programados e individualizados ao doente em ambulatório, tendo em conta o processo de saúde de cada pessoa.

“Este espaço é constituído por salas mais amplas, tendo-se criado condições para a realização de tratamentos em cadeirão e em cama, promovendo assim o conforto do utente. Por outro lado, existe um incremento em termos da monitorização e vigilância dos tratamentos em curso, o que promove a qualidade dos cuidados prestados e a segurança do utente”, salienta Miguel Neves.

O responsável acrescenta que “haverá uma maior optimização dos recursos humanos, beneficiando das competências dos profissionais nas diversas áreas de assistência deste hospital de dia, promovendo maior trabalho em equipa e beneficiando o doente”.

Também o Conselho de Administração do HDS sublinha que esta alteração vem ao encontro do que é preconizado em termos do circuito do utente ao nível hospitalar, permitindo distinguir e definir claramente as áreas de internamento e de ambulatório.

Leia também...

Câmara de Santarém aprova maior redução de impostos e taxas municipais dos últimos anos

A Câmara de Santarém aprovou uma redução nos impostos municipais, com a taxa do IMI para os prédios urbanos a baixar dos 0,418% em…

GNR apanha suspeito de sete furtos em residências e anexos

Suspeito é reincidente neste tipo de crime.

Câmara de Abrantes lidera ‘ranking’ nacional de gestão financeira autárquica

Entre 96 concelhos de média dimensão.

Mais antiga locomotiva a vapor de Portugal vai ser restaurada

A mais antiga locomotiva a vapor existente em Portugal, a “Andorinha”, que integra o espólio do Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, vai ser…