Cerca de 190 mil pessoas visitaram a edição 2024 da Feira do Ribatejo/Feira Nacional da Agricultura, num ano que fica marcado pela coincidência de três datas significativas: os 70 anos da Feira do Ribatejo, 60 da Feira Nacional de Agricultura e 30 do CNEMA – aberto ao público pela 1ª vez a 8 de junho de 1994.
De acordo com o administrador do CNEMA, Luís Mira, tratou-se de “uma edição histórica a todos os níveis”.
A FNA 24, que começou no passado dia 8 de junho e que termina hoje, foi palco, pela primeira vez, de duas visitas do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Para além deste facto, juntou num só dia o Chefe de Estado Português, o Primeiro – Ministro, Luís Montenegro, o Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, a Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho e o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, “demonstrando inequivocamente a importância que atribuem à agricultura”.
O responsável relevou ainda o facto de a segunda figura do Estado Português, o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco ter marcado presença na Feira Nacional de Agricultura, aproveitando a visita para contactar com as empresas e empresários agrícolas e perceber os desafios que enfrentam.
“Foi uma participação sem precedentes dos altos responsáveis da nação, visitas que refletem a notoriedade do certame e a atenção dos membros do governo, da Assembleia da República, dos Partidos e dos representantes das Confederações patronais, à agricultura, sector primordial na economia portuguesa”, afirmou Luís Mira na conferência de imprensa de balanço desta edição da FNA.