O Município de Santarém associou-se às comemorações alusivas dos 200 anos da Independência do Brasil, realizadas em Santarém.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Nuno Russo e Nuno Domingos, Vereadores da CMS, marcaram presença na cerimónia juntamente com Diamantino Duarte, Presidente da União de Freguesias da Cidade.

Para João Teixeira Leite, “este é um marco histórico importante nas relações entre os dois países. Há que dar os parabéns ao Brasil e ao seu povo pelos 200 anos de Independência e nesta celebração demonstrar e reforçar a nossa vontade de estabelecermos maior ligação de Santarém a este nosso querido País irmão”.

A iniciativa, organizada pela Associação Internacional Luso Brasileira, começou na Igreja do Santíssimo Milagre, evocando a visita realizada a 18 de maio de 1834 pelo primeiro Imperador do Brasil, D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal) para prestar homenagem à sua irmã, D. Maria da Assunção de Bragança e Bourbon que então se encontrava ali sepultada.


A sessão solene, realizada na Casa do Brasil, contou com as intervenções de Leonel Fadigas, Jorge Bacelar Gouveia, José Miguel Noras e Thiago Rodrigues Pereira sobre os 200 anos da Independência do Brasil.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…