O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, em cerimónia restrita no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, no passado dia 19 de Agosto, os militares e ex-militares com participação directa no 25 de Abril de 1974, com a Ordem da Liberdade, Grau de Grande-Oficial.

Um dos condecorados foi o Coronel Joaquim Correia Bernardo, o homem que planeou ao detalhe a participação da Escola Prática de Cavalaria (EPC) de Santarém na revolução de 25 de Abril de 1974.

A publicação do decreto-lei n.°355/73, de 13 de Julho, vem encontrá-lo na chefia do Gabinete de Estudos da EPC e é no exercício dessas funções que acompanha o desenrolar dos acontecimentos que culminam no “25 de Abril de 1974”, organizando e coordenando toda a acção da EPC, no seio do Movimento dos Capitães.

Para além do Coronel Correia Bernardo, alvo da mesma condecoração foi o Coronel Andrade da Silva, presidente da Associação Salgueiro Maia, que inaugurou recentemente a sua sede na ex-EPC.

A condecoração aos militares directamente envolvidos no 25 de Abril de 1974, a decorrer desde do passado mês de Fevereiro, pretende homenagear os que concretizaram o plano e a concretização da Revolução dos Cravos. É intenção do Presidente da República homenagear todos os envolvidos até às comemorações dos 50 anos da efeméride.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…