Um homem de 66 anos e uma mulher de 63 foram detido pela GNR de Coruche, no passado dia 18 de Agosto, pelos crimes de furto, roubo e falsificação de documentos, no concelho de Vila Franca de Xira.

Segundo uma nota de imprensa do Comando Territorial de Santarém, a detenção do casal surgiu na sequência de uma investigação que decorria há cerca de um ano e meio.

“Os militares da Guarda apuraram que os suspeitos dedicavam-se continuamente à prática dos ilícitos, tendo como modus operandi a escolha e seguimento das vítimas com idades compreendidas entre os 50 e os 88 anos, as quais se deslocavam aos balcões das instituições bancárias para levantar quantias em numerário”, refere a mesma nota.

A GNR adianta que o suspeito e a mulher “seguiam as vítimas e efectuavam os furtos através do arrombamento e quebra de vidros dos seus veículos, quando estas abandonavam temporariamente o dinheiro no interior das viaturas”.

PUBLICIDADE

A GNR apurou ainda que, num dos casos, os suspeitos procederam ao roubo do dinheiro enquanto a vítima ainda se encontrava no interior do veículo.

Os crimes praticados pelos suspeitos ocorreram nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal e ascendem a um valor estimado superior a 22 mil euros. A GNR apurou também que o casal alterava recorrentemente a matrícula do veículo em que circulava.

O suspeito acabou por ser detido em flagrante durante uma tentativa de furto na área metropolitana de Lisboa e no seguimento das diligências policiais foi dado cumprimento ao mandado de detenção da suspeita e a sete mandados de busca, quatro domiciliárias e três em viaturas.

A Guarda apreendeu um veículo de alta cilindrada, uma punção metálica, um par de luvas, 525 euros em numerário e diversos artigos de vestuário e documentos relacionados com a prática dos ilícitos.

O detido, com antecedentes por ilícitos da mesma natureza, foi presente ao Tribunal Judicial de Santarém, onde lhe foi decretada a medida de coacção prisão preventiva. A detida ficou sujeita à medida de coacção de apresentações periódicas semanais no posto policial da área de residência.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…