Em 1995 foi atribuído a Joaquim Veríssimo Serrão «ex-aequo» com o historiador espanhol, o Padre Miguel Battlori o Prémio Príncipe das Astúrias, na alínea de Ciências Sociais.

No Expresso de 25 de Outubro de 2003, o jornalista José Pedro Castanheira, referiu que o ex-presidente, Mário Soares teria sido o único português, até então, agraciado com esse prémio, a propósito de nesse mesmo ano ter sido atribuído a Lula da Silva.

Perante esse facto escrevi uma carta ao Director do Expresso, solicitando a rectificação da notícia, a qual foi publicada na semana seguinte com o texto que junto, em anexo:

Amavelmente o jornalista, José Pedro Castanheira enviou-me uma carta em que justificava a omissão, pelo facto de lhe ter sido remetida uma listagem de todos os premiados (desde a criação dos prémios, em 1981) em que aparecia o nome de meu Avô, Joaquim Veríssimo identificado «à espanhola», sem o apelido paterno. Referiu, ainda, este lapso como absolutamente involuntário.

É difícil para mim descrever meu querido Avô dado que, para além dos indiscutíveis sucessos como historiador, tem sido uma das pessoas mais importantes na minha vida: Quer pela sua capacidade de discurso fácil, quer pelas histórias que me contava, quer também pelo seu sentido de humor apurado, sempre atento ao percursos e opções dos netos, sempre preocupado com os estudos e o nosso bem-estar. Gostava muito de o ouvir discursar, declamar poesia, e até dedilhar a viola. Desde o agravamento do seu estado de saúde há mais de cinco anos, sinto a falta dos seus conselhos nas longas conversas que me proporcionavam muito boa disposição.

O Avô Quim, chega a esta idade, com uma vida preenchida, com uma obra polémica mas gigantesca, e sobretudo com uma honestidade e seriedade indiscutíveis, de que muito me orgulho.

Leia também...

Correio do Ribatejo – 129 Anos: “Todos temos de fazer a nossa parte e a vossa é feita!”

Até há pouco tempo, o mundo global, estava formatado nas nossas percepções…

“A realidade da resposta dos nossos serviços públicos”, por Isaura Morais

Caros leitores deste nosso Correio do Ribatejo,É com muito gosto que volto…

‘Os Night Runners’, por Pedro Carvalho

Não pretendo aqui falar de grupos de corrida informal que treinam regularmente…

Guerra Híbrida: os exércitos da percepção e da mente

O recente desencadear do conflito Rússia/Ucrânia na Europa revela-nos, todos os dias,…