Em 1995 foi atribuído a Joaquim Veríssimo Serrão «ex-aequo» com o historiador espanhol, o Padre Miguel Battlori o Prémio Príncipe das Astúrias, na alínea de Ciências Sociais.

No Expresso de 25 de Outubro de 2003, o jornalista José Pedro Castanheira, referiu que o ex-presidente, Mário Soares teria sido o único português, até então, agraciado com esse prémio, a propósito de nesse mesmo ano ter sido atribuído a Lula da Silva.

Perante esse facto escrevi uma carta ao Director do Expresso, solicitando a rectificação da notícia, a qual foi publicada na semana seguinte com o texto que junto, em anexo:

Amavelmente o jornalista, José Pedro Castanheira enviou-me uma carta em que justificava a omissão, pelo facto de lhe ter sido remetida uma listagem de todos os premiados (desde a criação dos prémios, em 1981) em que aparecia o nome de meu Avô, Joaquim Veríssimo identificado «à espanhola», sem o apelido paterno. Referiu, ainda, este lapso como absolutamente involuntário.

É difícil para mim descrever meu querido Avô dado que, para além dos indiscutíveis sucessos como historiador, tem sido uma das pessoas mais importantes na minha vida: Quer pela sua capacidade de discurso fácil, quer pelas histórias que me contava, quer também pelo seu sentido de humor apurado, sempre atento ao percursos e opções dos netos, sempre preocupado com os estudos e o nosso bem-estar. Gostava muito de o ouvir discursar, declamar poesia, e até dedilhar a viola. Desde o agravamento do seu estado de saúde há mais de cinco anos, sinto a falta dos seus conselhos nas longas conversas que me proporcionavam muito boa disposição.

O Avô Quim, chega a esta idade, com uma vida preenchida, com uma obra polémica mas gigantesca, e sobretudo com uma honestidade e seriedade indiscutíveis, de que muito me orgulho.

Leia também...

A cultura Nipónica… Por Ricardo Segurado

Tal como em tantos outros eventos em que nós Ocidentais participamos juntamente com o Japão, o Mundial de Futebol, a decorrer no Qatar, volta…

Correio do Ribatejo – 129 Anos: Um combate que é de todos

A área da saúde sempre foi, para a imprensa nacional, motivo de grande debate, preferencialmente de ordem política, quer acerca das eventuais carências ou…

É no aproveitar que está o ganho

Muito se tem dito sobre o potencial latente existente na região de Santarém. Poucas regiões do País concentram uma tão rica e diversificada rede…

Pelas Malhas do Aantigo Império na costa do Golfo de Bengala: Dianga e Sundiva

Sabia que … um português foi rei em Sundiva (Sundwip), e que com um exército composto por mais de mil portugueses assumiu-se como um…