O Vitória Clube de Santarém celebrou, no passado dia 11 de agosto, aquele que foi o 28.º aniversário desde o seu nascimento oficioso, em 1995, pela mão de um grupo de crianças nas ruas do bairro escalabitano do Alto do Bexiga, e o 18.º desde a tão sonhada fundação oficial, concretizada em 2005.
Num momento em que se aproxima das três décadas de existência, o trajeto traçado permitiu-lhe consolidar-se já como um dos mais dinâmicos e reconhecidos emblemas de Santarém e, no caso da sua modalidade-rainha, o futsal, até mesmo como uma das principais referências nacionais ao nível da formação.
De facto, desde que, em 1995, foi despertado pelo tal impulso de paixão juvenil, o sonho vitoriano abraçou já milhares de crianças e jovens de Santarém e mais além, conferindo ao Vitória o incrível estatuto de 2.º maior clube de Portugal em número de atletas na modalidade.
A melhor época de sempre
Além da consolidação desse estatuto em termos nacionais, ponto em que é apenas superado pelo histórico Leões de Porto Salvo, o Vitória Clube de Santarém é, atualmente, uma das únicas duas entidades formadoras do país duplamente certificadas com 4 Estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol, em futsal masculino e feminino, numa bitola qualitativa elevada que, em 2022/23, se traduziu ainda no plano quantitativo em termos competitivos.
O último ano de vida do clube trouxe mesmo consigo a melhor temporada de sempre do historial vitoriano, importando recordar e sublinhar as principais conquistas e metas alcançadas para o desporto do concelho.
4 equipas nos campeonatos nacionais
Como um dos pontos altos, registe-se o facto de que, pela primeira vez, um clube do distrito de Santarém contará, na mesma temporada, com quatro equipas a disputar campeonatos nacionais organizados pela FPF: seniores masculinos, juniores masculinos, juniores femininos e iniciados.
No caso particular do escalão sénior masculino, o apuramento inédito para o Campeonato Nacional da III Divisão representa mesmo o corolário de todo o trabalho de base desenvolvido pelo clube, que atinge este patamar com um plantel composto quase em exclusivo por jovens oriundos dos seus escalões de formação.
Além desta meta histórica, todo o percurso realizado em 2022/23 pelos comandados do técnico João Correia superou quaisquer registos anteriores do clube, com a chegada às finais da Taça Distrital e do Troféu Luís Boavida, provas da AF Santarém, além de uma participação brilhante no Campeonato Distrital, marcada pela afamada polémica em torno de um resultado de 60-0 cujo desfecho aguarda ainda pelo veredito de quem decide a verdade desportiva.
No plano da formação, destaque-se ainda o apuramento da equipa de juniores masculinos para o primeiro Campeonato Nacional Sub-19 da II Divisão de sempre, depois de ter assegurado, no âmbito distrital, a conquista de Campeonato e Taça Distrital e de ter seguido até à 2.ª Fase da Taça Nacional.
Em sub-15, realce-se a manutenção, pelo 5.º ano consecutivo, no Campeonato Nacional Sub-15 de Futsal, com a disputa, pela 1.ª vez, da Fase de Apuramento de Campeão, enquanto, na vertente feminina, o Vitória logrou apurar-se no 2.º lugar da sua série para a 2.ª Fase do Campeonato Nacional Sub-19, onde terminou em 3.º lugar (apenas atrás de SL Benfica e Sporting CP).
6 títulos oficiais em 2022/23
No que concerne a troféus erguidos na última temporada, além da “dobradinha” distrital em juniores, a mesma dose foi repetida pela equipa de juvenis (sub-17), que juntou assim, pela 5.ª vez na história deste escalão, o Campeonato à Taça Distrital.
Em iniciados, além da caminhada meritória no Nacional, o clube logrou arrebatar ainda a Taça de Encerramento Sub-15 da AF Santarém.
Por fim, amplo destaque para o triunfo na grande final da Taça Distrital de Seniores Femininos, com um golo da histórica capitã Conxi a valer mais um troféu de monta para a equipa comandada por Leonor Meneses, que vem sendo uma das grandes bandeiras do desporto escalabitano.
Coube, de resto, à principal equipa feminina vitoriana a honra de merecer, em 2022/23, a primeira transmissão de sempre de um compromisso oficial do clube em direto para o Canal 11, em partida a contar para os 16 avos de final da Taça de Portugal.
7 atletas nas seleções nacionais
O bom trabalho desenvolvido no reino vitoriano continuou a merecer olhar atento por parte da estrutura técnica da Federação Portuguesa de Futebol, tendo-se traduzido, em 2022/23, na convocatória de 7 atletas (masculinos e femininos) para as diversas seleções nacionais, elevando para 14 os números totais dos últimos anos.
Da mesma forma, foram 17 os elementos convocados para seleções distritais da AF Santarém que participaram nos diversos Torneios Interassociações, que congregam a nata do futsal jovem que se pratica em todo o país.
Talentos que, mais uma vez, no passado mês de junho, pontificaram em grande número no Vitória Futsal Cup Masters, com o emblema vitoriano a organizar aquela que foi considerada a melhor edição de sempre do maior torneio de futsal jovem do país, reunindo mais de 1000 atletas em Santarém.
Maior ecletismo
Além dos feitos categóricos no futsal, a época anterior fica ainda marcada pela consolidação do ecletismo do clube, com o crescimento, o renascimento e a afirmação de modalidades como o xadrez, o boxe, o jiu-jitsu, o pilates ou o krav maga.
Uma ampla oferta desportiva que funciona diariamente na sede social do clube, junto às Piscinas Municipais do Sacapeito, estando ao dispor de toda a comunidade.
No momento de soprar as velas, o Vitória Clube de Santarém endereça, em nota oficial nas suas redes sociais, um “enorme obrigado a todos os que diariamente escrevem esta bonita história. Que prossiga o sonho vitoriano!”