Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

32 dos 56 últimos requerentes de asilo que se encontravam em quarentena na Base Aérea da Ota, em Alenquer, foram transferidos na quarta-feira, 20 de Maio, para a Unidade Militar de Santa Margarida, em Constância.

Os restantes foram transferidos para para Lisboa, separados em dois grupos de 16 e oito e divididos por dois locais diferentes na capital. Para a Unidade Militar de Santa Margarida, foram transferidos os que continuam infectados.

As 56 pessoas foram separadas em função de testarem negativo ou positivo à covid-19, das etnias e religiões a que pertencem e face à necessidade de a Força Aérea ter de voltar a receber alunos e ter de preparar o próximo ano lectivo.

Em 20 de Abril, foram colocados em quarentena na Base Aérea da Ota, no distrito de Lisboa, 171 cidadãos estrangeiros requerentes de asilo que estavam hospedados num ‘hostel’ em Lisboa, por a grande maioria ter testado positivo à presença do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Requerentes de asilo transferidos para Santa Margarida manifestaram “hesitações”

Os 32 migrantes infetados pela covid-19 que foram transferidos para o Campo Militar de Santa Margarida, manifestaram “algumas hesitações” em continuarem confinados, mas “já foi resolvida essa resistência”, afirmou hoje fonte do Governo.

“Houve essas naturais dificuldades, mas os cidadãos estão a ser permanentemente acompanhados por uma equipa de mediadores, de tradutores e de apoio psicológico”, avançou à Lusa fonte oficial da Secretaria de Estado para a Integração e as Migrações, referindo-se à transferência de 32 migrantes infectados que se encontravam em quarentena na Base Aérea da Ota, em Alenquer, e que foram transferidos para o Campo Militar de Santa Margarida.

“Relativamente à transferência dos cidadãos migrantes que estavam na Ota, confirma-se que foram transferidos. Os que tiveram resultados negativos nos testes foram para soluções de alojamento na Área Metropolitana de Lisboa. Os positivos, efetivamente, foram para o Campo Militar de Santa Margarida, para garantir o seu acompanhamento sanitário e a continuação do confinamento até terem testes negativos”, indicou fonte oficial da Secretaria de Estado para a Integração e as Migrações.

No processo de transferência dos 32 migrantes infetados, verificou-se “algumas hesitações e alguma dificuldade em entender que teriam de continuar confinados”, referiu a mesma fonte.

“Nesta transferência, perceberam que teriam de continuar confinados, portanto houve uma certa resistência, por essa razão, mas entretanto já foi resolvida essa resistência e já estão todos mesmo no campo”, reforçou fonte da Secretaria de Estado para a Integração e as Migrações.

Leia também...

Tomar mantém orçamento na ordem dos 33 milhões de euros em 2019

A Câmara de Tomar vai contar em 2019 com um orçamento de 33,9 milhões de euros, semelhante ao que vigorou no presente ano (mais…

Câmara do Entroncamento aprova orçamento de 23,4 milhões de euros para 2021

A Câmara Municipal do Entroncamento aprovou a proposta de orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2021, no valor de…

Três homens detidos por tráfico de droga no Cartaxo

Três homens foram detidos por serem suspeitos de prática do crime de tráfico de droga, na zona do Cartaxo, na sequência de uma investigação…

Santarém ilumina Convento de S. Francisco a azul para assinalar 75º aniversário da ONU

O Município de Santarém vai iluminar de azul este sábado, 24 de Outubro, o Convento de S. Francisco, cor oficial das Nações Unidas, para…