Os antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Santarém vão voltar a reunir-se, no seu convívio anual, no dia 2 de Abril, cumprindo uma tradição de cinquenta anos, que remonta a 1972, quando se deu o primeiro almoço de confraternização, exactamente em 14 de Maio, em Santarém.

Desde então, em convívios abertos aos professores, funcionários, familiares e amigos, as memórias dos tempos passados em ambiente escolar, quando adolescentes, apelam à confraternização, que costuma juntar muitas dezenas de participantes.

Desta vez, há uma razão supletiva para a confraternização, pois o convívio previsto para 2021 não se realizou, devido às restrições provocadas pela pandemia. Por outro lado, o facto de passarem cinquenta anos sobre o primeiro reencontro, constitui mais um incentivo à participação.

O convívio deste ano vai ter lugar no restaurante “A Varanda do Parque” (CNEMA), em Santarém. Além de almoço e lanche ajantarado, constam do programa a música para dançar, a cargo de Rafael Vargas, e um sorteio, de ofertas realizadas por antigos alunos.
A organização aceita a reserva de mesas para grupos de seis, oito e dez pessoas, à semelhança dos últimos anos. A informação sobre como fazer as inscrições e os pagamentos está publicada em alfagemesantarem.wordpress.com, assim como na página da organização no Facebook.

A Escola Industrial e Comercial de Santarém foi fundada em 1956. Manteve a sua actividade, como estabelecimento do ensino técnico-profissional, até 1979. Foram muitos milhares de estudantes que, em aulas diurnas e nocturnas, se diplomaram nesta escola, obtendo os cursos de Formação de Serralheiros, de Formação Feminina e Geral de Comércio, a que viriam a juntar-se os cursos de Formação de Electricistas, e, depois, os Complementares: de Secretariado e Relações Públicas, de Contabilidade e Administração, de Mecânica e de Electricidade.

Em 1979, com a instituição do ensino unificado, deu-se o fim das escolas industriais e comerciais. A escola passou então a chamar-se Secundária de Marvila. Em 1987, com a Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, sucessora da escola original, de algum modo foi recuperada a vertente de escola de ensino técnico profissional.

À história da Escola Industrial e Comercial de Santarém estão ligados muitos antigos estudantes que, ao longo de mais de duas décadas, tiveram o privilégio de nela obterem a formação que, para a maioria, viria a ser o suporte para a sua entrada numa profissão. Pelo menos uma vez por ano, o Convívio é o palco onde essas memórias se mostram, para alegria de todos. E é assim há 50 anos.

Leia também...

Município assina acordo com o IPSantarém para investir na requalificação do Campus Desportivo da ESAS

O Município de Santarém e o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) assinaram,…

Almoster: “É importante recuperar do atraso e do esquecimento de que a freguesia foi vítima ao longo de décadas”

Almoster, uma freguesia que dista cerca de 12 quilómetros da cidade de…

“As bonecas foram em criança um enorme estímulo à imaginação e criatividade”

Raul Lopes, natural de Santarém, é formado em Arquitetura, porém não foi…

José Milhazes, Moita Flores e Fátima Lopes na Feira do Livro de Tomar

É já na próxima semana que começa aquela que será a mais…