500 congressistas “de palmo e meio” vão participar, na próxima terça-feira, 8 de Outubro, em Alcanede, num congresso científico em que crianças dos 5 aos 12 anos vão apresentar e debater projectos por si desenvolvidos.

Inserido nas comemorações dos 40 anos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), o congresso vai reunir alunos da escola básica de Alcanede, parceira no projecto, e conta com a presença de estabelecimentos de ensino de outros pontos da região e do país.

“Em tudo idêntico – na estrutura e procedimentos – a um congresso científico padrão, as comunicações (orais e posters) serão apresentadas e moderadas por crianças sendo que os conteúdos resultam de trabalhos de índole pedagógica e científica, desenvolvidos no meio escolar (ensino básico), reflectindo diferentes processos de estimulação do interesse das camadas juvenis para a investigação científica e para a conservação da natureza”, afirma uma nota do PNSAC.

Como qualquer congresso científico, haverá um Conselho Científico-Pedagógico, presidido pela investigadora Ana Sofia Reboleira e com elementos do Instituto da Conservação da Natureza (ICNF), da Câmara de Santarém, do Agrupamento de Escolas de Alcanede e dos Institutos Politécnicos de Santarém e de Leiria, que ião analisar a qualidade das comunicações propostas.

A ideia do congresso surgiu em Agosto de 2018, durante o 24.º Congresso Internacional de Biologia Subterrânea que trouxe ao Centro de Interpretação da Gruta do Pena, em Alcanede, mais de 100 cientistas de todo o mundo.

Neste local está instalada a Estação Subterrânea de Monitorização da Fauna Cavernícola de Portugal Continental (Troglobiário), coordenada por Ana Sofia Reboleira, professora associada da Universidade de Copenhaga que foi responsável pela descoberta, para a ciência, de mais de setenta novas espécies da fauna cavernícola, refere a nota do PNSAC.

A investigadora tem contado com a colaboração de um grupo de alunos do Clube de Ambiente da escola básica de Alcanede, cabendo a estes “jovens investigadores” a tarefa de zelar pela manutenção do equipamento que alberga as espécies em estudo, bem como assegurar a sua alimentação.

Para além do ICNF e da escola de Alcanede, este projecto envolve ainda a Junta de Freguesia de Alcanede e o Núcleo de Robótica do Instituto Politécnico de Leiria.

Leia também...

“Em Tomar a Aprender” que a empatia e o humor são essenciais na educação

Decorreu ontem, terça-feira, dia 5 de Setembro, a parte inicial do encontro Em Tomar a Aprender, que todos os anos junta, em dois dias,…

Peregrinação de 13 de Outubro em Fátima terá peregrinos

A peregrinação de 13 de Outubro terá peregrinos no recinto de Fátima, adiantou hoje a diretora-geral da Saúde, remetendo para o santuário e para…

Despiste provoca três feridos na Estrada de Campo perto da Ribeira de Santarém

Um despiste, seguido de capotamento, de uma viatura ligeira de passageiros, provocou três feridos leves na noite desta quarta-feira, na Estrada de Campo (EN…

Autarcas do Médio Tejo preparam campanha de uso e entrega de máscaras

Os municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo estão a preparar-se uma campanha de uso e entrega de máscaras não descartáveis para distribuir à…